Grupo Último Tipo apresenta “Rio que passa lá” no dia 23 de março no Teatro Municipal em Jales


 
O grupo teatral Último Tipo vai estar em Jales com o espetáculo "Rio que passa lá", que conta a história do Rio Tietê. O teatro infantil, que se apresenta em Jales no dia 23 de março, uma segunda-feira, será realizado para alunos da rede pública de ensino. Os estudantes que assistem a peça recebem também um livro sobre a história mostrada no espetáculo. O projeto tem a realização da Direção Cultura e do Grupo Último Tipo, e é patrocinado pela Syngenta, com apoio da Copercitrus e da Secretaria da Educação através da Lei de Incentivo ProAC/ICMS.

Com temática ambiental, o espetáculo inédito conta através da fantasia teatral a história do rio Tietê, que nasce na Serra do Mar e passa por todo o estado de São Paulo, cortando diversas cidades inclusive a capital, percorrendo cerca de 1010 km até desembocar no rio Paraná.

É o próprio rio Tietê que conta sua história, desde o nascimento, quando era um olho d’água, se transformando em córrego, riacho, até chegar a ser o rio que corta a cidade de São Paulo e segue viagem pelo interior do estado. Nessa aventura ele conhece a cultura de diversas cidades, sofre com o desrespeito com que é tratado nas grandes cidades e se alegra quando volta a ficar limpo e a desempenhar seu papel na natureza.

O espetáculo mostra a história de um rio genuinamente paulista e que carrega em si a história do estado, além de mostrar também a relação do homem com o meio ambiente, tanto a destruição da mata ciliar e a poluição quanto a preservação em outros locais, em que ele é usado até pra pesca e nado.

Além da criação e apresentação do espetáculo, o Grupo Último Tipo realizou a produção de um livro de literatura infantil com a história contada na peça, e que é distribuído ao final do espetáculo para todas as crianças.

Comentários