Santa Casa tem ação sustentável de reciclagem

O Projeto Recicla SC é um trabalho de reciclagem de papel, papelão e plástico, realizado com os funcionários do hospital. Teve inicio no 2° semestre de 2008, após ruídos gerados por desinformação, no qual diziam que todo o lixo hospitalar era infectado. Engano! O lixo do hospital é separado em quatro tipos, sendo: comum, orgânico, infectante e perfuro cortante (ex: agulhas).
Atualmente o projeto é administrado pelo Gestor de Higiene e Limpeza, Laércio Fação e tem como propósito, contribuir com o meio ambiente. A Santa Casa de Jales já arrecadou em dinheiro aproximadamente R$ 6 mil reais, que foram revertidos em custeios e despesas hospitalares. 
Todo o mês papel, papelão e plástico são recolhidos e vendidos para a uma empresa privada de Jales que paga pelo material. Em 2008 eram arrecadados cerca de 300 kg de papelão por mês e hoje esta média passou a ser de aproximadamente 600 kg.
De acordo com Laércio Fação quase 80% do lixo é reciclado. "Nossa meta é alcançar os 100% da reciclagem, e tenho certeza que com a ajuda contínua dos funcionários iremos conseguir. O mais essencial é poder contribuir com o meio ambiente e também com recursos financeiros para o nosso hospital. Ressaltando que o descarta precisa ser feito corretamente, para que possamos continuar com este trabalho".
Os colaboradores do setor Raio-X estão contribuindo com a reciclagem e segundo Renan Bernardes, controlador de acesso, este é um trabalho que favorece a natureza e o hospital. "Sempre tive este hábito em casa e acho essencial mantermos isto em nosso ambiente de trabalho. O projeto é um beneficio para nós e o hospital, afinal, é um lixo que não seria aproveitado. No meu setor, a cada dois dias descartamos dois sacos de reciclados", finalizou.

Comentários