Santa Casa recebe doação de eletrocardiógrafo da PRÓ-VIDA

 
A PRÓ-VIDA – Central do Dízimo é contribuinte do hospital, e no fim do ano passado os responsáveis pelo instituto entraram em contato com a Santa Casa, oferecendo a colaboração na compra de aparelhos. Foi realizado um levantamento e o setor de Captação de Recursos e Enfermagem solicitaram a doação do eletrocardiógrafo, que apesar de ter na Santa Casa, não atendia a necessidade do hospital, pois eram necessários mais aparelhos.

O instituto manifestou-se interesse e dentro das possibilidades efetuou a compra de três eletrocardiógrafos, totalizando o valor de mais de R$ 16 mil reais. Estes aparelhos chegaram este mês na Santa Casa e serão instalados na urgência/emergência, unidade III e o outro ficará de reserva para as demais unidades.

Para Cristiane Fachola, responsável pelo setor de captação, o instituto sempre que possível, atende algumas das necessidades do hospital. "Recebemos no ano passado um Monitor Multiparâmetro, um Ventilador Pulmonar e um aparelho de Raio-X da PRÓ-VIDA. E neste ano já fomos presenteados, o que beneficiará os pacientes do hospital. Temos muito o que agradecer".

A enfermeira responsável técnica, Ana Lúcia Silva, relata a necessidade destes equipamentos no hospital. "O aparelho eletrocardiógrafo realiza o eletrocardiograma que é um teste simples que detecta e registra atividade elétrica do coração para localizar alterações cardíacas. O eletrocardiograma é sem dor e não causa mal algum. Este equipamento é de grande importância para os nossos pacientes internados, para auxilio continuo dos diagnósticos, bem como para os nossos pacientes ambulatoriais".

Para quem não conhece a enfermeira responsável detalhou os procedimentos para a realização do exame. "Um técnico de enfermagem primeiramente fixa 12 adesivos chamados eletrodos sobre a pele do coração, braços e pernas. Depois que os eletrodos forem fixados, o paciente fica parado por alguns minutos enquanto os sinais elétricos do coração são detectados. A máquina então registra esses sinais em um papel gráfico ou numa tela. O teste dura em torno de 10 minutos", finalizou Ana Lúcia.

Todos os pacientes da Santa Casa poderão realizar este tipo de exame, de acordo com a necessidade e prescrição do médico.

Comentários