Aneel anuncia até março o reajuste das contas de luz

Danyele Soares
As contas de luz podem ter um custo extra de 23 bilhões de reais este ano. A afirmação é do diretor da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica -, Tiago Correia.
Isso pode acontecer devido ao aumento do imposto sobre combustíveis, como o diesel, divulgado nessa segunda-feira, e ao anúncio do governo de que não vai repassar 9 bilhões de reais do Orçamento para a Conta de Desenvolvimento Energético, que é um fundo que financia ações do setor, como o Programa Luz para Todos. Esse fundo é um dos componentes de reajuste de luz.
De acordo com o diretor, ainda não é possível dizer exatamente quanto o consumidor vai pagar a mais no fim do mês. Mas até março a agência deve anunciar o reajuste. De todo jeito, é bom preparar o bolso para o aumento da energia elétrica.
SONORA
O setor passa por dificuldades financeiras. Segundo a Aneel, a Conta de Desenvolvimento Energético acumula um déficit de 3 bilhões de reais do ano passado. Para que as empresas possam cobrir os gastos, o órgão deve definir nos próximos dias uma revisão extraordinária da tarifa, o que possivelmente, será repassado para o consumidor. (radio agêncianacional)

Comentários