Violinista de 15 anos é o vencedor do Prelúdio



Sob os olhares de uma plateia que mais uma vez lotou a Sala São Paulo, o violinista Lucas Farias, de 15 anos, com uma peça do compositor Felix Mendelssohn venceu a 8ª temporada do Prelúdio. “Ganhar um concurso deste nível é muito bom. Os prêmios me ajudarão a evoluir e a representar o Brasil lá fora”, afirma o vencedor. Disputaram a final com ele o pianista Steven Chervenkov, o trompetista Thiago de Araújo, e o violinista Guido Sant’anna, de apenas 9 anos de idade. O programa foi ao ar no último domingo (7/12).
 Como prêmio, Lucas ganha duas bolsas de estudos: uma da Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria, e outra para estudar na Alemanha, concedida pelo Instituto Goethe. Ainda terá a oportunidade de ser solista em um concerto da temporada 2015 do Sesi. “Espero aproveitar muito as bolsas. Um ano em Budapeste irá me ajudar muito, fazer aulas com grandes professores, viajar, conhecer o país. Espero que seja um ano inesquecível”, conclui.
 O corpo de jurados da final foi formado pelo maestro João Carlos Martins, pelo jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpétuo, pelo sociólogo José Pastore, pela cantora lírica Patrícia Endo, pelo pianista Marcelo Bratke e pelo violista Marcelo Jaffé.
 Assim como as demais etapas, a final contou com a Orquestra Prelúdio sob a regência do maestro Júlio Medaglia, que também divide a apresentação com Roberta Martinelli.
 Nascido em Guarulhos, Lucas Farias começou a estudar violino com 5 anos. Aos 9, passou a ter aulas com a renomada professora Elisa Fukuda. Tocou com a Bachiana Filarmônica do SESI-SP em Miami, Nova York, São Paulo, entre outros lugares. Em 2009, ganhou o Concurso Paulo Bosísio.
 O programa
 O Prelúdio une a música erudita ao tradicional formato de show de calouros. 24 instrumentistas e cantores com até 28 anos têm a chance de mostrar seu talento com uma orquestra profissional regida pelo maestro e diretor artístico Júlio Medaglia. A competição é composta por seis eliminatórias e duas semifinais.
 Desde sua estreia em 2005, a atração já premiou sete jovens talentos da música erudita. São eles: o clarinetista Thiago Naguel (2005), o violinista Rodrigo Monteiro (2006), o pianista Cristian Budu (2007), o eufonista Rafael Mendes (2008), o oboísta Ricardo Barbosa (2009), a pianista Silvia Molan (2010) e o violoncelista Isaac Andrade (2013).

Comentários