Saiba mais sobre as infecções do trato respiratório superior

As infecções do trato respiratório superior são as enfermidades que mais afetam os seres humanos. Neste grupo de doenças estão resfriado comum, sinusite, amigdalite, otite média, faringite e laringite.
"Classificamos como trato respiratório superior a região acima da epiglote (região das cordas vocais). Na otite, o órgão infeccionado é o ouvido; na sinusite, são os seios da face, as cavidades que existem entre os ossos do rosto; na amidalite, as amídalas, um órgão que se localiza na garganta e serve como defesa contra as infecções; e a faringite e a laringite que atingem faringe e laringe, respectivamente", explica o dr. Mauro Gomes, presidente da Subcomissão de Infecções Respiratórias e Micoses da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).
De acordo com o pneumologista, os sintomas variam de acordo com a região afetada, mas em geral todas provocam febre, dor de cabeça e mal estar. "Em cada caso, os sintomas são específicos: a otite causa dor nos ouvidos; a sinusite leva a congestão nasal, saída de secreção purulenta pelo nariz, dor de cabeça e tosse, por vezes persistente; enquanto a amigdalite gera dor de garganta, as laringite e faringite manifestam com muita tosse e rouquidão".
A confusão entre a gripe e o resfriado, frequente infecção respiratória do trato superior, é comum. "A principal diferença é a intensidade dos sintomas e tipos de vírus. A gripe é uma infecção mais grave e altamente contagiosa, causada pelo vírus influenza. Os sintomas são bem definidos: febre alta, fortes dores de cabeça e no corpo, tosse seca e fraqueza, de início súbito. Os resfriados surgem por outros vírus, com sinais mais brandos, a febre não é comum, as dores no corpo e na cabeça são menos intensas e raramente ocorre fraqueza", comenta dr. Mauro.
Tratamento – Quando a infecção é por vírus, a recomendação é repouso e medicação sintomática. No caso de infecção bacteriana, é indicado o uso de antibióticos também.
"Se não diagnosticadas precocemente e tratadas corretamente, as infecções podem acarretar pneumonias, caso a bactéria envolvida consiga penetrar no interior dos pulmões. Portanto, em caso de suspeita, busque o especialista", alerta dr. Mauro.

Comentários