Rogerio Hamam inaugura Centro de Convivência do Idoso em Aparecida d`Oeste

O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam, visitará nesta quinta-feira, 4 de dezembro em Aparecida d’Oeste para inaugurar o Centro Conviver de Idosos. .
Cada equipamento teve investimento de R$ 250 mil do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social. O Centro Conviver deverá atender uma média de 200 pessoas com mais de 60 anos.
O serviço funciona como espaço de socialização, lazer e atividades, onde os idosos podem frequentar. Trata-se de um instrumento de Proteção Básica de caráter preventivo que contribui para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo.
Em Aparecida d’Oeste, a inauguração será às 11h, na Rua Antonio Proni, 823 – Centro.
Lançado em 2012, o Programa São Paulo Amigo do Idoso é executado por 11 Secretarias de Estado, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social. Muitas iniciativas estão em curso, como o Cartão AtivIdade (Esporte); Melhor Viagem (Turismo); Selo Hospital Amigo do Idoso, Centros de Referência do Idoso, Hospitais de Cuidados Continuados (Saúde); Vila Dignidade (Habitação); e implantação de Centros Dia e de Centros de Convivência do Idoso (Secretaria de Desenvolvimento Social).
Outra ação do programa na Secretaria de Desenvolvimento Social é o Cartão Amigo do Idoso, lançado em março de 2013. O benefício mensal de R$ 100 é direcionado a idosos com idade superior a 80 anos, com renda mensal de até meio salário mínimo. Para ter direito ao auxílio, o idoso deve estar registrado no Cadastro Único (CadÚnico) e não ser atendido nos programas de benefícios individuais, como o Renda Mensal Vitalícia (RMV) ou Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
Há ainda o Fundo Estadual do Idoso gerido pelo Conselho Estadual do Idoso. Ele se destina a financiar programas e ações voltadas à pessoa idosa, com objetivo de assegurar direitos sociais e criar condições para promover autonomia, integração e participação efetiva dos idosos na sociedade. O contribuinte pode ser pessoa física ou jurídica, podendo. deduzir 6% e 1% do Imposto de Renda respectivamente.
Para completar, o programa também tem o objetivo de fazer de São Paulo o primeiro Estado Amigo do Idoso. Para isso, criou o Selo Amigo do Idoso, constituído com o objetivo de estimular os municípios, entidades públicas e sociedade civil a implantarem ações referenciadas pelo Programa São Paulo Amigo do Idoso. São eles: Selo Inicial, Selo Intermediário e Selo Pleno. De acordo com boas práticas públicas voltadas aos idosos, o Selo certificará municípios paulistas, órgãos da administração direta e indireta e entidades públicas e privadas integrantes do Programa.

Comentários