Retotalizações alteram lista de deputados estaduais e federais eleitos por São Paulo

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo – TRE-SP, retotalizou, por mais duas vezes, o resultado das eleições 2014 no Estado. Os procedimentos, ocorridos na quarta-feira e quinta-feira, 17 e 18 de dezembro, se deram por conta de decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Houve alterações nos eleitos para deputado federal e estadual.
O TSE alterou a decisão da Corte Regional e deferiu o registro para deputado federal de Paulo Maluf (PP). Com a decisão, os 250.296 votos recebidos, que até então eram considerados nulos, foram validados, permitindo assim a mudança da condição de Maluf para candidato eleito.
Ele entra no lugar do companheiro de coligação Walter Ihoshi (PSD), que passa para a primeira suplência.
Vanessa Damo (PMDB), que teve o registro de candidatura à deputada estadual negado pelo TRE, conseguiu, em grau de recurso, o deferimento no TSE, validando assim os 80.684 votos que recebeu em outubro.
Com isso, a candidata passa à condição de eleita. Já, Cássio Navarro (PMDB), até então eleito, torna-se suplente.
Com as retotalizações, ocorreram também alterações que apenas modificaram a ordem de classificação nas respectivas legendas.
O quociente eleitoral para o cargo de deputado federal passou de 299.943 para 303.738 e o do deputado estadual passou de 219.048 para 221.014. São possíveis novas alterações, já que ainda existem recursos a serem julgados pela Corte Superior.

Comentários