Psicanálise Organizacional: Desenvolvimento Empresarial, por Flávio Carvalho


Utilizando-se dos recursos psicanalíticos percebemos o quanto os conflitos internos das pessoas, até então apenas no inconsciente, interferem na vida profissional e, conseqüentemente, na saúde empresarial.
É importante perceber a Empresa não como um agrupamento de indivíduos, mas ir além, favorecer que as pessoas que nela trabalham possam reconhecer seus desafios pessoais, colaborando para uma maior e melhor qualidade de vida dentro de uma dinâmica positiva que favoreça todo o grupo, e conseqüentemente, toda a Empresa.
O que nos cansa e nos deprime não é o que fazemos, mas o que deixamos de fazer e o que estamos querendo deixar de fazer mas não conseguimos.
O conhecimento e a aceitação de si mesmo, a melhora interior e as novas ações de sucesso pela estrada da vida são preocupações que afetam grande parte das pessoas que querem ter uma vida melhor e trabalhar por um mundo melhor.
Freud inicia seu pensamento teórico assumindo que não há nenhuma descontinuidade na vida mental. Ele afirmou que nada ocorre ao acaso e muito menos os processos mentais. Há uma causa para cada pensamento, para cada memória revivida, sentimento ou ação. São inconscientes os processos psíquicos que não podem ser evocados voluntariamente. Quando algo se torna inconsciente não adianta apenas querer que ele deixe de ser inconsciente para tornar-se consciente.
Para conseguir isso é preciso usar técnicas especiais, técnicas mais poderosas do que a força de vontade, como por exemplo, a psicanálise.
O inconsciente é o conceito fundamental da psicanálise. Com base nesta teoria desenvolvemos a Psicanálise Organizacional, pois se todos nós temos conteúdos no inconsciente e a empresa é feita por pessoas, isso quer dizer que a empresa também tem seu próprio inconsciente, formando assim o inconsciente empresarial.
A Psicanálise Organizacional tem por base, propor alternativas para os conflitos das pessoas dentro das organizações, seus sofrimentos e dificuldades pessoais e interpessoais. E para que isto ocorra surge a necessidade de um trabalho psicoterapêutico com o objetivo de analisar as relações interpessoais na empresa, sob a ótica da psicanálise. É necessário trabalhar as neuroses individuais que tornam uma empresa em uma organização neurótica, pois as neuroses são formadas pelas questões familiares e se reproduzem na organização empresarial.
Nossa proposta é mais que mudança de conceitos, mudança de políticas ou mudança de filosofia de trabalho. A proposta é de transformação/potencialização do "ser" que tem emoções, sentimentos, sensibilidade e muitos sonhos de conquistas.
Acreditamos que o conhecimento do "ser" e o desenvolvimento de habilidades interpessoais é uma das principais ferramentas para a motivação e comprometimento de sua equipe.
Isso tornará o grupo em conjunto de pessoas muito mais integradas e produtivas. Os jogadores de futebol recebem milhões, mas nem por isso o técnico deve esquecer de trabalhar suas habilidades individuais e histórico de vida para motivá-los. Só o dinheiro não basta.
Com a inclusão da psicanálise na gestão das empresas teremos um grande recurso para identificação das verdadeiras causas de muitos conflitos pessoais causados por "doenças" de origem inconsciente. *Flávio Rodrigo Masson Carvalho
equilibriumtc@hotmail.com

Comentários