IPEM-SP reprova 19% dos produtos típicos das ceias de final de ano


O IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão delegado do Inmetro que tem como finalidade proteger o consumidor, finalizou nesta sexta-feira (12/12) a operação “Boas Festas”, que reprovou 19% dos 102 produtos típicos da ceias de Natal e Ano Novo examinados nos laboratórios do instituto na Capital e interior paulista, por apresentarem diferenças entre o peso real e o indicado na embalagem.

Entre as irregularidades é possível destacar panetones que chegaram a apresentar a falta de até 102g de produto. Em outro caso, uma marca de guardanapos de papel estava com 410 unidades, enquanto a embalagem informava a existência de 500.

A fiscalização teve início na quinta-feira (11/12), nas cidades de Bauru, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São José dos Campos, além da Capital. Entre os itens avaliados estavam panetones, frutas da época, biscoitos e chocolates, espumantes, vinhos, além de produtos decorativos.

O objetivo da ação é verificar a fidelidade das indicações de quantidade, peso ou volume nas embalagens dos produtos, a fim de coibir a comercialização de itens que tragam em suas embalagens informações em desacordo com a legislação vigente.

Representantes das empresas fiscalizadas foram previamente convidados a presenciar a análise dos produtos. As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. No caso de produtos pré-medidos (embalados sem a presença do consumidor), as multas podem variar de R$ 640 a R$ 30 mil, dobrando na reincidência. Em 2013, dos 141 produtos verificados durante a “Operação Boas Festas”, 13% estavam irregulares.

Orientação para o consumo

O IPEM-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia acesse http://goo.gl/jYpCEk, aproveite e conheça outras publicações do IPEM-SP no link: http://goo.gl/Waw0P1.

Comentários