Fusca 1987, por Reginaldo Villazón

Cristiano Ronaldo (29 anos), jogador de futebol português que atua no clube espanhol Real Madrid, é um atleta espetacular. Com inteligência, habilidade e rapidez, supera as defesas adversárias e chuta em gol com precisão. A beleza e a eficiência do seu futebol lhe asseguram contratos milionários. É natural que desfrute da sua riqueza, que invista em bens que lhe dão prazer. Ele gosta de carros. Atualmente, tem uma coleção de 19 valiosos carros de marcas famosas, como Bugatti, Ferrari, Porsche, McLaren e Lamborghini.
José Mujica (79 anos), presidente do Uruguai, é um político que construiu uma bela história de lutas contra a ditadura no país. É um homem de convicções firmes, que fundamenta suas posturas com inteligência e clareza. Recebe o salário mensal de 12,5 mil dólares, mas doa 90% desse valor a organizações que investem em habitações populares. Por opção, vive uma vida simples na periferia da capital, Montevidéu. Seu único patrimônio é um Fusca 1987, de cor azul celeste, que tem o valor de mercado de apenas mil dólares.
Este ano, o Uruguai deixou de ser – aos olhos do mundo – o país tranqüilo, afastado do alvoroço geral. Primeiro, correu a notícia de que o governo uruguaio decidiu controlar legalmente a produção, a comercialização e o consumo da maconha. Depois, o governo uruguaio aceitou receber seis presos políticos de origem árabe, libertados da Prisão de Guantânamo (Cuba) pelo governo norte-americano. O Uruguai virou manchetes. O presidente José Mujica teve que dar explicações e acabou expondo o seu modo simples de vida.
Foi assim que o Fusca 1987, de cor azul celeste, do presidente José Mujica, ficou mais famoso do que o lote de carros do jogador Cristiano Ronaldo. O mundo ficou sabendo que o presidente do Uruguai é visto dirigindo o seu Fusca pelas ruas de Montevidéu, dispensando carro oficial. Para maior espanto, o noticiário foi invadido pela oferta de compra do Fusca, por um milhão de dólares, feita por um sheik árabe. Mas o presidente José Mujica refugou. Ele avaliou bem que para o seu estilo de vida o Fusca é ideal.
Apesar de presidir um país importante na América do Sul, a vida pessoal de José Mujica é muito simples. Mas nada tem de populismo, demagogia, enganação. Ele é casado há 40 anos com Lucía Topolansky (70 anos), também ex-ativista do grupo guerrilheiro Tupamaro. Nos tempos difíceis, ficaram isolados dos familiares e amigos, sofreram com a morte de muitos companheiros, amargaram vários anos de prisão. Não é para estranhar que hoje – ele presidente e ela senadora – ambos abracem com força os mesmos valores e ideais.
Sem dúvida, o progresso material é indispensável. Muitas vezes, o ser humano é obrigado a enfrentar situações complexas que exigem providências materiais extremas. Porém, o progresso também reserva uma armadilha. Ele estimula o consumo de bens materiais e isto pode complicar mais do que facilitar a vida. Os exageros, por falta ou excesso são prejudiciais.
O contraste, entre vidas miseráveis e vidas opulentas, aponta que a simplicidade pode ser o caminho do equilíbrio, que contempla a verdade e rejeita a ilusão.

Comentários