Fuga Couros promove VIII SIPAT

 
Na primeira semana de dezembro, entre os dias 1º e 5, a Fuga Couros realizou a VIII SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, que teve como tema "Do início da Revolução Industrial às novas técnicas e métodos de trabalho, contribuindo para a evolução do ambiente laboral". As atividades iniciavam sempre às 7h, lotando o refeitório da empresa, com cerca de 300 funcionários participantes.



No sentido horário: Ivone Pereira Andreu de Aro e Jefferson Luiz Correia, ambos do departamento de RH da Fuga Couros, Rodrigo Melo, técnico em segurança da Fuga Couros, a médica endocrinologista Larissa Cardoso Venturini e Sandra Santos Pereira, técnica em segurança do trabalho da Fuga Couros.

Cena da peça teatral "O Auto da Camisinha", sobre DST e Aids,
com os atores Cleyton Campos e Larissa Sanches.



A psicóloga Natália Luis Silveira Gonçalves, após realizar
palestra, entrega um brinde ao funcionário Gilson Luiz da Silva.


O farmacêutico Celso Brito Junior durante a palestra
sobre abuso de medicamentos e dependência química.

No sentido horário:: Sandra Santos Pereira, Rodrigo Melo, ambos técnicos
 em segurança da Fuga Couros, o médico Dr.Ivo Batista Ramos, os
 integrantes do grupo Escola Livre de teatro, Deiner Urvezdo, Larissa Sanches,
 Cleyton Campos e Salvador Oliveira, do departamento de finanças da Fuga Couros.

Fernanda Pozzer Fuga, após a palestra, recebe placa
de agradecimento das mãos da funcionária Fabiana Leite Viegas,
 auxiliar do Controle de Qualidade da Fuga Couros
Funcionários da Fuga Couros lotaram o refeitório,
 onde assistiram às palestras da VIII SIPAT
As palestras e uma peça teatral foram o ponto alto desta oitava edição do evento, que teve a seguinte programação:
Dia 1º – Larissa Cardoso Venturini, médica endocrinologista, que falou sobre obesidade e sedentarismo.
Dia 02 – Peça teatral "O Auto da Camisinha", com a Escola Livre de Teatro de Jales, que apresentou o tema DST (doenças sexualmente transmissíveis) e Aids. Participaram os atores Cleyton Campos, Deiner Urvezdo, Larissa Sanches e Katia Constantino.
Dia 03 – Natália Luis Silveira Gonçalves, psicóloga, abordou o assunto estresse no trabalho.
Dia 04 – Celso Britto Junior, farmacêutico, falou sobre dependência química e abuso de medicamentos.
Dia 05 – Fernanda Pozzer Fuga, relações públicas, apresentou o tema superação de limites.

A SIPAT acontece todos os anos e se destina principalmente à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e faz parte das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA).
O principal objetivo da SIPAT é orientar e conscientizar os funcionários da empresa sobre a importância da prevenção de acidentes e de doenças no ambiente do trabalho, possibilitando o resgate de valores esquecidos pelo corre-corre do dia a dia, ou seja, os colaboradores precisam não só ter ideia de segurança, mas praticar efetivamente a segurança nas ações cotidianas dentro do exercício de suas funções na empresa.
Na SIPAT, os assuntos relacionados com saúde, segurança do trabalho e qualidade de vida são evidenciados, buscando a efetiva participação dos colaboradores e envolvendo também diretores e gerentes. Com isso, cada funcionário participante passa a ser um multiplicador em potencial, levando as informações que obteve na empresa à família e à sociedade em geral.
Rodrigo Melo, organizador do evento, explica que, no meio empresarial, é comum alguns considerarem a SIPAT como uma mera exigência legal, mas na Fuga Couros, depois de várias edições, a SIPAT tem conseguido agradar tanto os funcionários que todos esperam pela realização da semana: "A SIPAT é uma oportunidade de crescimento em todos os sentidos, não só quanto à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, como também contribui com a promoção da saúde, com o aumento da produtividade e valoriza a vida", afirma Melo.

Comentários