As andanças do Bispo (8), por D. Demétrio Valentini


9 - Um mergulho em Paris
Logo em seguida, no início de abril, repeti a dose na França. Também com o mesmo objetivo: ajudar na promoção da campanha da quaresma. Fui direto para Paris, onde me hospedei bem no centro da cidade. E a programação foi muito intensa, com encontros nas periferias de Paris. Sendo que uma palestra, mais caprichada, foi na sede da Unesco, sobre a questão da Dívida Externa.
Foi muito interessante conhecer a grande diversidade cultural que existe na megalópole em que se transformou a capital da França, que acolheu migrantes vindos de muitas partes do mundo, sobretudo de países africanos, que pertenceram à França tempos atrás, na época da dominação europeia sobre as nações africanas. Só para termos suma ideia, na Diocese de Evry, nos arredores de Paris, existem migrantes de oitenta países, muitas vezes formando comunidades linguísticas distintas.
Os diferentes encontros me deram a possibilidade de mergulhar fundo na realidade da França, sob diversos pontos de vista. O trabalho foi intenso, mas gratificante. Sobretudo pelo contato com tantas pessoas, que a gente guarda na memória, mesmo que talvez nunca mais veja na vida. Mas valeu o serviço prestado, mesmo se, ao voltar, fosse preciso mergulhar logo na realidade da diocese, sem tempo nem para contar aos outros como tinha sido a viagem!

10- Viagem para a Alemanha
O ano dois mil, parecia mesmo o ano de pagar dívidas. Mal retornado da França, chega o convite, insistente, para no final de maio e início de junho estar na Alemanha, e participar lá do encontro que a Igreja Católica costuma realizar. É o "Katholikentag" o "dia dos Católicos", iniciativa anual da Igreja Católica da Alemanha para o debate das questões sociais que o país enfrenta.
O assunto eram os quinhentos anos do Brasil. E lá me fui eu, para Hamburgo, no norte da Alemanha. Dado que no contexto da CNBB eu ainda estava participando da comissão encarregada da Campanha para a Evangelização, quiseram aproveitar também minha presença para conhecer melhor esta campanha, e trocar ideias sobre a ajuda que a Igreja Católica da Alemanha vem dando há muito tempo para a Igreja do Brasil. Em todo o caso, procurei desempenhar da melhor maneira possível o trabalho que me pediam.

Próximo seguimento: As
 encrencas da Colômbia

Comentários