Alunos da E.E. Prof. Carlos de Arnaldo Silva são vencedores do concurso de cientistas mirins da rede estadual





Estudantes criaram projetos de casas sustentáveis, introdução de insetos na alimentação humana e repelente contra a dengue; campeão é de Jales e vai representar SP nos EUA

Alunos da E.E. Prof. Carlos de Arnaldo Silva foram vencedores do primeiro concurso virtual de Ciências da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Os projetos incluem soluções inovadoras como de plantas no combate a dengue e até a introdução da proteína de insetos na alimentação humana. A equipe da E.E. Prof. Carlos de Arnaldo Silva, em Jales, foi a grande campeã e garantiu participação na Genius Olympiad, em Nova York.
Criado pelos alunos Jhonatan Ferreira, Raphael Casagrande, Wigor Ribeiro, o trabalho propõe transformar as nossas casas em espaços mais sustentáveis com a ajuda de um desodorante natural. Elaborada a base de carvão, o composto limpa os ambientes sem agredir o ar. Agora o projeto será levado aos Estados Unidos e poderá ser replicado por estudantes de outros países.
No total, 20 projetos participaram da última etapa do concurso. Ao longo do ano, os alunos desenvolveram 138 projetos. Os escolhidos passaram por uma banca avaliadora composta por membros de universidades, diretores e presidentes de empresas. Os finalistas também garantiram vagas em importantes encontros científicos nacionais, como a MOP (Mostra Paulista de Ciências e Engenharia), Mostratec (Feira de Ciências e Tecnologia de Novo Hamburgo) e Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia).
"A feira é o primeiro passo para a entrada desses jovens no mundo científico. Além disso, desperta nos nossos alunos o espírito do empreendedorismo, ao propor ações ou produtos que podem ser comercializados. A expectativa é que no próximo ano mais projetos tenham esse destino", afirma Dayse Pereira da Silva, organizadora da feira.
Fotos: A2 Fotografia / Du Amorim)

Comentários