AME e Hospital do Câncer vão realizar palestra sobre o Câncer de Pele

Na próxima segunda-feira, dia 24, às 19h30 na Câmara Municipal, o Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Fernandópolis, em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, realizará uma apresentação aberta ao público e profissionais da saúde para debater sobre o Câncer de Pele, o de maior incidência no Brasil. 
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), sozinho, o Câncer de Pele apresenta mais casos no Brasil do que outros 17 tipos de câncer. Por isso, a palestra, que inicialmente será conduzida pelo médico dermatologista do AME, Franco Xavier Rego, pretende conscientizar a população e transmitir orientações para prevenir a incidência desse tipo de câncer na região.
O evento também vai contar com a apresentação médico do Instituto de Prevenção de Câncer “Julia Marzola Faria”, Me. Humberto Regis de Paula Faleiros, que vai apresentar o trabalho desenvolvido pela unidade do Hospital do Câncer de Barretos em Fernandópolis, esclarecendo os procedimentos de triagem, prevenção e tratamento. 
DERMATOLOGIA
Devido à grande incidência do Câncer de Pele em nossa região, desde março deste ano ao AME de Fernandópolis passou a oferecer atendimentos, consultas e procedimentos dermatológicos à população de abrangência da unidade. Até o mês de outubro já foram realizados 1620 atendimentos, além de 462 pequenas cirurgias.
O CÂNCER DE PELE
A exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à saúde, além de ser responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil, o câncer da pele. Desde 2012, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) estabeleceu o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, que em 2014 será celebrado em 29 de novembro.
O câncer da pele é o mais comum de todos os tipos de câncer e representa mais da metade dos diagnósticos da doença. São estimados 188.020 novos casos no Brasil em 2014, segundo estatísticas do INCA.
PREVENÇÃO
A maioria dos casos de câncer da pele pode ser evitada com medidas simples, como evitar exposição ao sol, usar chapéus, camisetas e protetores solares. No entanto, as estimativas do INCA e os dados coletados na Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele da SBD mostram que os brasileiros estão longe de se proteger adequadamente do sol, o que contribui para elevar a incidência da doença.

Comentários