Ações de prevenção celebram o Novembro Azul em Jales


Jales aderiu ao Novembro Azul, mês destinado ao combate ao câncer de próstata. A Secretaria de Saúde oferecerá diversos serviços de saúde gratuitos ao público masculino, que visam alertar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.
As ESF’s estarão atendendo em horário especial e com programação específica em que oferecerá aos homens acima de 40 anos atividades que incluirá palestras que alertam sobre a prevenção, orientações do câncer e solicitação de exames de PSA (Antígeno Prostático Específico). Também haverá exames de teste rápidos de HIV e Sífilis, distribuição de preservativos e lanche para um momento de confraternização entre os pacientes.
O início da campanha será na terça-feira, 18, no Núcleo Central de Saúde a partir das 7h da manhã e na ESF Rural às 19 horas. No dia 19 será a vez da ESF São Jorge com atendimento das 09h às 14 horas, ESF Oiti às 18 horas e ESF Municipal às 19 horas. As atividades acontecem no dia 26 na ESF Novo Mundo às 07 horas, ESF Roque Viola às 14 horas e ESF Jacb às 17 horas. A programação encerra no dia 27 na ESF Arapuã, com programação a partir das 19 horas.
A coordenadora das ESFs, Gisele Murta, ressaltou que os procedimentos de saúde do homem são realizados durante todo o ano, mas foram intensificados com a campanha. “Reforçamos nossas ações durante o mês de novembro para chamar a atenção da sociedade quanto à importância da prevenção ao câncer masculino, destacando a relevância dos exames, visando quebrar preconceitos”, comentou.
Saiba mais - Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. O câncer pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA).

Comentários