Ação do CREAS contra a violência sexual infantil traz peça teatral "Vim ver Maria

Abuso e exploração sexual são assuntos sérios, porém é com humor que o tema será abordado para alertar crianças de 06 a 10 anos da rede municipal de ensino, através do espetáculo "Vim ver Maria", do grupo teatral Sorte.

A ação, de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, acontece no dia 26, no salão Paroquial da Igreja Santo Antônio. Serão duas apresentações, a primeira às 9 horas e a segunda às 14 horas.

Tendo como base em sua pesquisa, relatos cedidos por psicólogos e assistentes sociais, a peça teatral visa assegurar de forma lúdica, ações preventivas contra a violência sexual, possibilitando que as crianças sejam educadas a identificar o abuso precocemente e gerar atitudes de autoproteção.

A peça apresenta a convivência de uma família, em que Maria, filha mais nova é vítima de abuso sexual dentro de casa, causado pelo tio que cuida da menina na ausência dos pais. A diretora Maria Marta D. Bravo Caverzan, do CREAS, explica que dentro dessa narrativa o grupo desenvolve algumas situações e sentimentos que as crianças vivem quando passam por essa situação, como o medo, a vergonha, e em seguida as atitudes que irão levá-la a enfrentar o caso e denunciar.

"Mesmo sendo um espetáculo infantil toda a população, principalmente pais e professores de alunos, são convidados a participarem do evento. O espetáculo propõe mostrar esta realidade à criança, numa linguagem própria, mas com muito humor", comentou a diretora do CREAS.

Comentários