2ª Mostra Cultural “Uma viagem na história do cangaço”, superou as expectativas











No sábado a noite, 22 de novemb ro, na quadra coberta da EE Profª Sueli da Silveira Marin Batista, no jardim Arapuã, aconteceu a 2ª Mostra Cultural com o tema "Uma viagem na história do cangaço". Esta ação faz parte do fechamento do projeto de redesenho curricular previsto no Programa Ensino Médio Inovador( ProEMI) e tem por objetivos promover e aprofundar os conhecimentos do currículo oficial do estado de São Paulo estudados no cotidiano da sala de aula. Foi um projeto interdisciplinar, com várias atividades desenvolvidas como: leitura e produção de literatura de cordel, sequência didática do romance "Vidas secas" de Graciliano Ramos, além de maquetes, mandalas e releitura da obra de arte "Os retirantes" de Cândido Portinari.
A Mostra foi um trabalho de toda equipe escolar em parceria com a Sala de Leitura "Vinicius de Moraes" e Programa Escola da Família, que juntamente com os alunos preparam as apresentações iniciando pela homenagem à Carmem Miranda por ser ela representante do povo português, os primeiros colonizadores do Brasil. E para formar a cultura brasileira, os negros foram lembrados na manifestação do samba. Autores nordestinos também fizeram parte dos estudos em sala de aula e obras como "Vidas secas" de Graciliano Ramos não poderiam ser esquecidas por retratarem o sofrimento do povo nordestino pela escassez de chuvas, a literatura de cordel estudada e produzida em sala de aula e o poeta Patativa do Assaré foi representado pelo aluno Gustavo de Oliveira da 3ª série B que declamou a poesia do autor "Cabra da Peste".
Alunos do ensino médio foram os protagonistas deste evento, aprofundaram conhecimentos importantes em sala de aula e no dia da Mostra dançaram e contaram a história do cangaço. Representaram os personagens Lampião e Maria Bonita, a ideologia dos cangaceiros, sua vida e morte.
O evento foi animado pelo grupo musical "Os Inocentes" que tocou sanfona e cantou músicas representativas do nordeste. Além das apresentações, os presentes puderam degustar pratos típicos da região.
A presença de pais, o empenho dos alunos, professores, funcionários e comunidade escolar deixou toda a equipe escolar gratificada e satisfeita com o sucesso da 2ª Mostra Cultural "Uma viagem na história do cangaço".

Comentários