Visualizando-se, por Adelvair David

Quase que a totalidade das criaturas deste mundo possuem o hábito de apenas olhar para fora.
Acostumado a prestar atenção nos outros, a corrigir e ditar regras para alguém cumprir, o homem não se dá conta de que a sua vida vai passando sem significado, sinal inequívoco de que não se conhece. Muitos ainda acreditam que se o mundo mudasse poderiam ser mais felizes. Engano terrível, pois que mesmo que todas as condições supostas se reunissem ao seu lado ou em si mesmo, a saúde, o dinheiro, o prestígio e a beleza, nem por isso seriam garantia de paz íntima.
O grande desafio da vida para a criatura humana é o de conhecer-se, para que a partir desta descoberta possa traçar rumos de crescimento, alterando para melhor o seu proceder. Quando convidado por uma necessidade, muita vez dolorosa, a olhar para si mesmo, percebe-se bem diferente do que se imaginava, que não sabe nada das suas particularidades.
A viagem para dentro da sua intimidade deve ser agradável e não penosa. Pode ser feita sem desesperações, um pouco de cada vez. Cada pensamento, cada sentimento, cada atitude é extremamente importante na vida de cada um e nada deve passar sem ser percebido pela pessoa. Ao fazer o reconhecimento íntimo, pode ser que se localize paisagens sem beleza necessitando de mais cuidado. Isto não é motivo para auto depreciação e sim de compromisso de modificação. É o orgulho necessitando da luz da humildade, é o egoísmo carecendo da companhia da caridade, é vaidade aguardando providências da gratidão, enfim, áreas que necessitam de semeadura melhores. Porém, que ninguém se iluda, demora chover nestes campos novos por conta dos hábitos velhos, por isso, o aspirante à modificação deverá regar com suor e algumas vezes lágrimas as novas plantas que vão nascendo. Toda mudança gera desconforto e necessita da perseverança para consolidar-se.
Jesus, o meigo Senhor anotou: "àquele que tem será dado mais ainda". Com esforço e dedicação o homem irá gradativamente se transformando em quem precisa ser. A cada conquista, uma nova luz esplende no espelho da personalidade, refletindo um ser mais belo e cheio de vida, desejoso de iluminar-se mais ainda, consequentemente mais rico do que era antes, com muita vontade de amar o seu semelhante.
Contra as investidas dos costumes ruins que se tem, somente o exercício do amor incondicional poderá ser antídoto seguro.
HABITUE-SE A VISUALIZAR-SE, E EM BREVE UM SER RENOVADO DESPERTARÁ

Comentários