Primavera é celebrada na EMEIF “Pinguinho de Gente”, em Urânia, com ações de preservação do meio ambiente






À medida que o ser humano aumenta a sua capacidade de intervir na natureza, utiliza seus recursos tecnológicos para extrair do meio ambiente tudo aquilo que deseja. O uso indevido dos recursos não renováveis ou a poluição dos recursos renováveis são fatores, que ameaçam a sobrevivência dos seres.
Existem vários fatores que contribuem para a degradação da natureza, são eles: esgotamento do solo, poluição sonora provocada por barulho de automóveis, máquinas, poluição do ar da água e dos solos, destruição da camada de ozônio e muitos outros.
Os educadores devem estimular a construção de uma consciência crítica dos alunos, de modo a formar cidadãos éticos e humanos. É muito importante orientar as crianças a lidar com a natureza, tendo como objetivo despertar nos pequenos uma postura crítica frente à realidade das informações e os valores trazidos de casa ou veiculados pela mídia, pois os assuntos ambientais não são apenas de interesse individual, mas do coletivo, ou seja, são de interesse planetário.
Assim, a escola EMEIF "Pinguinho de Gente" elaborou diversos projetos e eventos os quais têm ajudado a tornar o ambiente escolar mais agradável, colorido e ao mesmo tempo em que ajudam a disseminar ações voltadas à preservação do meio ambiente e sustentabilidade. E com a chegada da estação mais colorida do ano, a primavera, a escola desenvolveu um projeto sobre o meio ambiente. Este projeto buscou formar o senso crítico na criança, estimulando retirar da natureza somente o que é necessário para sua sobrevivência, mostrando para as crianças que o meio ambiente não pertence a elas, mas que elas estão inseridas nele. O cidadão que se preocupa com o ambiente em que vive, precisa mudar sua forma de pensar e passar a agir com responsabilidade, sensibilidade e respeito.
Foram desenvolvidas várias atividades sobre sustentabilidade com os alunos. Numa delas, orientados pelas professoras, os alunos dos 1º anos para comemorar o Dia
 da Árvore, 21 de setembro, e início da primavera, que aconteceu no dia 22 de setembro, participaram do plantio de duas árvores cujas mudas foram cedidas pelo Departamento de Agronegócios e Meio Ambiente, também realizaram uma apresentação artística para comemorar.O pequeno de hoje será o adulto empreendedor de amanhã, portanto, devemos formar na criança, a consciência da importância de cuidar da natureza com cautela, para não utilizar a natureza de forma desordenada e gananciosa, tornando-se um cidadão responsável e consciente.

Comentários