Prefeitura regulamenta funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

Prefeitura do Município de Jales vem  regulamentando a criação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) que tem como atribuição certificar, inspecionar e orientar os produtores no sentido de promover adequações em suas instalações buscando um produto de qualidade com certificação.
 Com esse intuito, a Prefeitura comunica a todas as empresas que fabricam produtos de origem animal, como leite, ovos, mel, peixe e carnes, para que solicitem em um prazo de 45 dias, o cadastro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que fica sediado na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente para a regulamentação de seu funcionamento.
 A criação do SIM veio da necessidade de assegurar ao consumidor de produtos artesanal uma garantia de que o produto foi produzido dentro de normas higiênico-sanitárias satisfatórias. Antes da sua criação, os produtos eram comercializados sem nenhum tipo de controle, o que colocava a saúde dos consumidores em risco devido ao grande número de enfermidades que podem ser transmitidas por alimentos produzidos sem os devidos cuidados higiênico-sanitários.
 O município também começou a participar do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Noroeste Paulista (CODENOP), que facilitará o acesso dos produtos municipais aos SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), dando visibilidade nacional aos produtos produzidos pelas empresas locais.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente fica na Avenida Guilherme Soncini, número 1944, Jardim Aeroporto. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3621-6688.

Comentários