PMA de Jales apreende filhotes de papagio em Mesópolis


Nesta terça-feira, 21 de outubro, Policiais Militares Ambientais apreenderam cinco filhotes de papagaio-verdadeiro (Amazonas aestiva) acondicionados em caixas de papelão no interior de uma residência na área urbana de Mesópolis, região de Jales.
Como não houve comprovação da origem dos animais, ou seja, os animais não vieram de criadores legalizados, foi confeccionado contra o infrator Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 2.500,00 por “ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre”. 
O infrator também responderá pelo crime ambiental capitulado no inciso III, parágrafo 3º do artigo 29 da lei de crimes ambientais, Lei 9605/98. A pena prevista para o crime é de detenção de seis meses a um ano e multa.
A Policia Ambiental orienta a população a não receber animais silvestres de pessoas que não sejam criadores regularizados, pois além de ser infração ambiental, tal atitude fomenta o tráfico de animais silvestres.
Segundo o Capitão PM Mario Luciano Siconeli, comandante da  Polícia Militar Ambiental, “o papagaio-verdadeiro é muito comum em nossa região e devido o “dom da fala” é muito procurado para servir como ave de estimação, o que atrai a atenção de traficantes de aves que lucram com a venda clandestina de filhotes, portanto, quem tiver notícia de apanha de filhotes de aves pode entrar em contato por telefone, de forma anônima, com os quartéis da Policia Ambiental”.

Comentários