Orquestra Sinfônica de Jales surpreende em Marília

Especial de Marília






No domingo, dia 19 de outubro, a cidade de Marília recebeu a Orquestra Sinfônica de Jales, anunciada como vencedora na fase regional e consagrada na fase estadual do Mapa Cultural Paulista 2013/2014. Na presente etapa do certame – fase de circulação – a orquestra se apresenta em três cidades paulistas. A apresentação do dia 19, em Marília, foi a primeira das três. Teve início exatamente às 20 horas e a duração de uma hora e meia.
O público consumidor de eventos culturais em Marília – cidade de 220 mil habitantes no Centro-Oeste paulista – tem prestigiado de modo crescente a variada agenda cultural oferecida por entidades públicas e privadas. O desenvolvimento da cidade, embalado pelos empreendimentos industriais, comerciais e educacionais, favorece o crescimento do público ávido por espetáculos artísticos de nível elevado.
Desta vez, o número de pessoas presentes no Auditório Professor “Octávio Lignelli” foi menor. As altas temperaturas dos últimos dias, que castigaram a população habituada ao clima ameno, modificaram a vida normal da cidade. Mas isto não prejudicou o sucesso do espetáculo, executado por cerca de quarenta músicos aplicados. As pessoas presentes tiveram bons motivos para se surpreenderem e se encantarem.
A Orquestra Sinfônica de Jales  é composta por músicos amadores de todas as idades, a maioria jovem em idade escolar.  Fábio Santana, professor de música e regente de coral graduado no Conservatório de Tatuí, afirmou que “é uma proeza ensinar, treinar e conduzir um grupo heterogêneo de amadores para formar uma orquestra desta qualidade”. 
Alexandre Rangel, estudante de música, elogiou os arranjos próprios que conferem à orquestra um brilho especial.
A orquestra comete pequenos deslizes em transições musicais e execução de notas, mas é natural. Muito importante é que a musicalidade rica e a atmosfera criada envolvem e elevam os espectadores, evitando execuções chapadas e tediosas. O repertório agracia músicas contemporâneas. 
Estiveram também presentes, prestigiando a apresentação da Orquestra Sinfônica de Jales, a assessora Sonia Maria de  Andrade, da Secretaria Municipal de Cultura de Marília, José Arnaldo Martins também da Secretaria Municipal de Cultura  de Marília e o presidente do Clube de Cinema de Marília, professor da Unimar e Músico Ivan Fiorini 
O maestro Edivaldo Francisco de Paula e a assessora de cultura Ivani Franco Pereira (Jales) ressaltam o valor sociocultural do projeto. Bravo à orquestra! Parabéns a todos!

Comentários