Moradores atendidos pela ESF do Roque Viola aprovam agendamento de consultas médicas



Pacientes que utilizam os serviços de saúde oferecidos pela Estratégia de Saúde da Família Dr. Shiguero Kitayama, no bairro Roque Viola, aprovaram a continuação do agendamento de consultas médicas proposto pela administração da prefeita Nice Mistilides. A decisão aconteceu em uma audiência pública realizada nesta quarta-feira, 22 de outubro, na Escola Municipal Professor João Arnaldo Andreo Avelhaneda.
 A medida adotada no início de 2013 para acabar com as filas nas Unidades de Saúde causou estranhamento no começo, mas foi aclamada pela população durante o encontro. “Antes era preciso chegar de madrugada para conseguir uma consulta médica no postinho, agora é possível agendar com antecedência sem ter essa preocupação”, afirmou a moradora Judite Jesus da Costa.

Durante a audiência também foram abordados diversos assuntos pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Foram discutidas as definições sobre saúde da família e de urgência e emergência; apresentação de dados sobre agendamentos no AME; recomposição do Conselho Gestor de Saúde da Unidade e a formação de grupos de diabetes.

Segundo a secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues, mais de seis mil pessoas são atendidas pela Unidade de Saúde do Bairro. “Este é o ESF com o maior número de pessoas atendidas em nossa cidade, acima – inclusive - do que é preconizado. Mesmo com todas as dificuldades, a audiência nos mostrou que eles estão satisfeitos com o agendamento, sem o fim das filas. Nosso próximo passo será a divisão dessas famílias em uma nova ESF já aprovada pelo Governo Federal e que iremos implantar no ano que vem”, ressaltou.

No ano de 2013, 8255 consultas médicas, 4407 exames e 1022 atendimentos em grupo foram realizados pela ESF Dr. Shiguero Kitayama. Os agentes de Saúde fizeram mais de 13.744 visitas domiciliares. Além da secretária de Saúde, conduziram os trabalhos o diretor de divisão da Secretaria de Saúde, Marcos Colombo, a enfermeira da Unidade, Fernanda Colombo e a gerente da Unidade, Gisele Petinari.

Comentários