Uso correto do ar-condicionado evita complicações à saúde

Embora esteja presente em residências, veículos, escritórios e meios de transporte, a utilização de condicionadores de ar pode piorar casos clínicos de problemas respiratórios pré-existentes e aumentar a incidência de doenças alérgicas, devido à temperatura e a precária circulação. Outro perigo são as infecções, causadas por bactérias alojadas no reservatório do aparelho, como a legionela, causando infecção pulmonar.
Investir em uma manutenção adequada do ar-condicionado é fundamental; a limpeza e troca periódica dos filtros contribuem para um bom funcionamento e inibem a propagação de bactérias.
De acordo com a dra. Maria Vera Cruz de Oliveira Castellano, membro da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), em um país tropical como o Brasil, é difícil evitar a exposição aos aparelhos de ar-condicionado. Nos dias de muito calor, ele deixa de ser artigo de luxo e passa a ser necessário para amenizar as altas temperaturas.
"É preciso ter uma atenção maior com os idosos e crianças pequenas, que possuem um sistema imunológico mais frágil. Manter um estilo de vida saudável, alimentação adequada, atividades físicas e, principalmente, a hidratação são as melhores opções para se manter longe das doenças propagadas pelo ar-condicionado, além da manutenção/limpeza adequada dos aparelhos", orienta.
Dicas para se proteger –
Ficar exposto durante muito tempo ao condicionado de ar é prejudicial à saúde. O ideal é ventilar o local sempre que possível, especialmente em áreas de grande circulação de pessoas, como no ambiente de trabalho, academias ou meios de transporte (ônibus de viagem, por exemplo).
Não se exercitar em horários com temperaturas mais altas, quando a umidade do ar diminui. A prática de exercício em ambientes quentes estimula a hiperventilação, que prejudica o aparelho respiratório.
Durante o sono, é recomendável colocar uma bacia de água ou pano úmido próximo à cama. Assim o ar permanecerá adequado para uma noite tranquila. Dormir com o aparelho ligado não é recomendável para pessoas que possuem quadro alérgico ou problemas respiratórios.
Modelos mais recentes possibilitam a opção de corrigir a umidade do ar. A escolha certa do aparelho na hora da compra pode ser uma aliada à saúde.
No carro, vale verificar o manual do fabricante do ar-condicionado e checar as informações referentes ao tempo correto para limpeza ou troca de filtro. É importante esse cuidado, uma vez que as pessoas passam muito tempo dentro do veículo.

Comentários