Proerd forma mais alunos na EM João Arnaldo Avelhaneda





 Com o intuito de fortalecer as políticas públicas de segurança no âmbito da comunidade escolar, a Polícia Militar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou na noite de terça-feira (23), a formatura de 46 alunos do ensino fundamental, pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).
 Receberam os certificados, os alunos do 5º ano, das turmas A e B, da Escola Municipal Professor João Arnaldo Andreu Avelhaneda. A cerimônia foi realizada na própria escola. O PROERD ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não às drogas. É um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores.
 Durante o curso, os alunos receberam instruções sobre como resistirem às drogas, através de atividades lúdicas e educativas, que despertam habilidades e que valorizam a família, a convivência em comunidade e a autoestima, estimulando a tomarem decisões de forma consciente, segura e responsável.
 “Para evitar a as drogas é necessário investir na prevenção, com conhecimento e informação. Informamos as crianças a distância que elas precisam ter das drogas.  Colocamos de forma precisa e direta o mal que causam os vícios. Não só o aluno leva isso, como a família, os pais, amigos, a comunidade. Estamos felizes com a realização deste trabalho e os resultados que ele proporciona”, comentou o secretário de Educação, Roberto Timpurim.
 A prefeita Nice Mistilides acompanhou a solenidade e parabenizou os alunos e responsáveis pelo projeto. “Quero agradecer o empenho de todos, cumprimentar por este esforço e dar um grande abraço em cada criança que representa o nosso futuro. Nosso mundo será melhor se cada um fizer um pouquinho e estes formandos de hoje estão fazendo muito. Vamos todos juntos construir uma Jales melhor, com mais segurança, menos violência e menos drogas”, afirmou a prefeita.
 Ao final do Programa os alunos elaboraram redações a respeito dos assuntos drogas e violência, firmando o compromisso de terem uma vida saudável. As redações das alunas Laura Maria Costa Moreira (5º ano A) e Millena Cristina Picolo Dias (5º ano B) foram lidas durante a cerimônia e premiadas com medalhas. O fim da cerimônia de entrega de certificados foi marcado por um juramento que firma o compromisso com a ação.
O evento foi acompanhado pela supervisora de ensino da Secretaria de Educação, Simone Aranda, a diretora da escola, Fabricia Cristina Moreira, a vice- diretora, Sueli Ribeiro, a coordenadora pedagógica, Fernanda Gonçalves, a instrutora do Proerd da PM de Jales, Cabo Rosângela, professores e funcionários da escola, alunos e seus familiares. 

Comentários