NOVA CLASSE MÉDIA: MUDANÇAS E OPORTUNIDADES NA ECONOMIA

Por Marilís Pereira Lima e Sérgio Luiz do Amaral Moretti

Na ultima década, vem ocorrendo uma grande mudança nas classes sociais e de renda, com o crescimento da classe C, que aumentou seu poder de compra consideravelmente. Tendo em vista esse novo perfil de consumidores e, de acordo com um estudo feito pelo Serasa Experian, em conjunto com o Instituto Data Popular, a classe média no Brasil representa hoje 54% da população. Para atender a esse  dinamismo na economia ou acompanhar esse crescimento e poder atender a nova demanda, mais exigente com o passar do tempo, o mercado deve adaptar-se.
Na Teoria da Hierarquia das necessidades, de Maslow, sempre que uma necessidade é satisfeita as pessoas deparam com outra, e, no caso da nova classe C, sem dúvida esse contingente de novos consumidores passou para um novo degrau dentro da hierarquia. A nova classe média procura maior qualidade nos produtos e serviços, busca mais lazer, comodidade e também prioriza educação e saúde.
Os produtos que antes eram selecionados, muitas vezes, pelo menor valor, hoje são escolhidos pela sua qualidade, procedência, marca e até mesmo o status que pode proporcionar. Um ótimo exemplo é a crescente procura por produtos importados, sejam eles bebidas, roupas, veículos, maquiagens, entre outros.
A saúde, hoje também uma das prioridades, introduz, nas casas desses novos consumidores, alimentos mais sofisticados, produtos que apresentam menor taxa de açúcar, gordura, sódio, produtos orgânicos, diet e light, alimentos mais saudáveis e que trazem maior qualidade de vida a essas pessoas.
Houve também um grande crescimento no turismo, com mais facilidades na hora de comprar passagens aéreas e constantes ofertas em pacotes de viagem. Esse tem sido um mercado muito explorado pela nova classe.
No quesito educação, os jovens dessa classe estão cada vez mais interessados em ingressar em Universidades e buscam cursos complementares de especialização e línguas estrangeiras.  O estudo e o conhecimento transformam esses jovens em pessoas mais críticas e participativas dentro da sociedade, mudando a forma de pensar, agir e consumir.
Um dos motivos para esses novos hábitos de consumo é o aumento das facilidades de crédito. Hoje, a classe média representa mais da metade da população do Brasil, evidenciando sua grande importância para a economia do país. Por essa razão, o mercado deve estar sempre atento a novas oportunidades de atingir esse público.
 Marilís Pereira Lima: Acadêmica do curso de Administração da UFMS – Campus de Três Lagoas/SP. E-mail: maryisa.lima@gmail.com

Sergio Luiz do Amaral Moretti: Professor Doutor do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo/SP. E-mail: luiz.amaral@anhembimorumbi.edu.br

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