Leon Tolstoi, por Reginaldo Villazón


De acordo com informação do IBGE, com base no censo de 2010, o Brasil é 86,8% cristão. Ou seja, em cada grupo de 10 brasileiros, 8 a 9 são cristãos. Este fato contribui para a boa convivência religiosa no país, inibindo até o radicalismo entre grupos não-cristãos. Porém, é certo que as religiões cristãs ainda não concluíram a missão de evangelizar seus adeptos. Uma coisa é ser cristão e outra coisa é comportar-se como cristão. Ser cristão, na religião e no IBGE, é uma opção. Ser cristão nas atitudes exige muito esforço.
No entanto, esta questão é de competência de cada religião cristã, sob responsabilidade dos seus dirigentes. Segundo os textos bíblicos, Jesus era atencioso, respeitoso e tolerante. Mas não admitia, por exemplo, mentiras e hipocrisia. Após sua morte e ressurreição, apareceu a Paulo de Tarso – um judeu ranzinza e inflexível – para convocá-lo a dar uma forte contribuição ao cristianismo primitivo. Paulo de Tarso tornou-se o primeiro cristão a contrariar e repreender outros cristãos, quando estes relaxavam com as práticas cristãs.
O assunto é oportuno. Na atual campanha eleitoral, os políticos brasileiros (cristãos, em maioria) mentem descaradamente, escondem falcatruas e agem com hipocrisia. Os jornalistas e analistas (cristãos, em maioria) aceitam tudo como legítimo. O eleitorado (cristão, em maioria) reconhece a pouca-vergonha e suas conseqüências, mas aceita. No Distrito Federal, o político ficha suja José Roberto Arruda (flagrado e condenado por corrupção), lidera as intenções de voto para governador, mesmo tendo a candidatura barrada.
O extraordinário escritor russo Leon Tolstoi (1828 – 1910), que na última terça-feira (09 de setembro) foi lembrado pelo seu aniversário de nascimento, faz parte da lista dos que aderiram fielmente às práticas cristãs. Na juventude, fumou, bebeu, jogou, namorou e lutou em guerras. Na maturidade, abraçou o cristianismo, mudou idéias e atitudes, passou a se contrapor aos governos e sociedades. Foi vigiado pela polícia russa e excomungado pela Igreja Ortodoxa Russa. Com firmeza, adotou a simplicidade e destacou-se como pacifista.
É educativo ler a biografia de Leon Tolstoi, um homem que em vida recebeu reconhecimento e honraria do mundo todo, mas não hesitou em colocar em prática a fé cristã, contrariando o apego a doutrinas e dogmas. Ler suas obras é ter acesso a grandes tesouros. Em seu livro mais famoso – "Guerra e Paz" – ele mostra e analisa a sociedade russa, a política e a guerra. No seu romance inspirador de vários filmes – "Anna Karenina" – ele revela as fragilidades da aristocracia russa czarista.
Pode parecer natural e politicamente correto que não se misturem coisas diferentes, como política e religião, campanha eleitoral e cristianismo, problemas sociais e questões morais. Acontece que a sociedade atual está fragmentada a ponto de se fazer de cega para não ver que a miséria, a prostituição e o crime têm muito a ver com as mentiras e a hipocrisia dos políticos nas campanhas eleitorais. É importante refletir sobre isto. Não é importante chegar a um pensamento único, unânime. Mas não é possível deixar-se enganar indefinidamente.

Comentários