Basquete jalesense está na semifinal da Liga Regional


De pé (no sentido horário): Thomás Freitas, Kleiton Scarano, Kléber Scarano, Fábio Galan, Tiago Dan e Flávio Diamantino.Agachados: Vilter Moraes, Fernando e Tiago Manfrin, Allan Oliveira, Mateus Carneiro, Breno Besteti e Vitor Hugo Marçal.

Após disputar e vencer a última partida da fase de classificação da IV Copa Monte Líbano/Liga Regional de Basquete – Libask, a equipe de Jales assegurou a condição de vice-líder da competição e definiu seu adversário para a próxima etapa da disputa.
A fase de classificação da competição contava com 12 equipes participantes e somente as 4 melhores colocadas garantiram vaga para as semifinais. A equipe jalesense somente ficou atrás da anfitriã da competição e tricampeã da Liga, Monte Líbano. Este, aliás, espera-se ser o confronto das finais da competição e, apesar do favoritismo daquela equipe, Jales tem amplas condições de brigar em situação de igualdade pelo título.
A classificação para as semifinais da competição ficou assim definida: 1º) Monte Líbano, 2º) Jales, 3º) Pool Help Rio Preto e 4º) FSports – Monte Aprazível . O regulamento da competição prevê, para as semifinais, a disputa do 1º contra o 4º colocado (Monte Líbano x FSports/Monte Aprazível) e do 2º contra o 3º colocado, portanto, delineando o confronto entre Jales X Pool Help.
Os confrontos acontecerão em jogos no sistema melhor três de partidas, onde a equipe que conquistar duas vitórias estará classificada para a disputa da final da competição. A primeira partida das semifinais ocorrerá no próximo dia 28 de setembro.
Há, ainda, a disputa pelo troféu da Série Prata, cuja competição será entre as equipes que se classificaram de 5º a 8º lugares. Para esta disputa os confrontos serão em eliminatórias simples. Estão, para estes confrontos, classificadas as equipes do Automóvel Clube, Mirassol, Cedral e Barretos. Estavam, ainda, na competição, porém não obtiveram classificação as equipes de Votuporanga, Monte Líbano B, Promissão e Sesc/Café Rio.
A fase de classificação
- A equipe jalesense fez uma campanha que pode ser considerada excelente: dos onze jogos disputados, obteve nove vitórias, ou seja, 82% de aproveitamento. O time ainda é dono da melhor defesa da competição, tendo sofrido, nestes onze confrontos, 603 pontos, perfazendo uma média de apenas 54,8 pontos sofridos em sua defesa. O ataque jalesense é o segundo mais positivo da competição e anotou 834 pontos, portanto, perfazendo uma média de 75,8 pontos conquistados por partida.
O jogo
- No confronto válido pela última rodada da fase de classificação, domingo, dia 14 de setembro, a equipe de Jales enfrentou a equipe do FSports/Monte Aprazível e, mais uma vez, construiu uma sólida vitória.
O jogo, desde seu início, foi dominado pela equipe de Jales, que pontuava bem no ataque e na defesa continha os ataques do adversário, não lhes permitindo pontuar. Resultado do 1º quarto: 28 a 14 para Jales. No segundo quarto, mesmo adotando uma defesa não mais tão incisiva, Jales continuou melhor, fazendo 24 pontos no ataque e permitindo ao adversário que anotasse 18 pontos, fechando, portanto, o primeiro tempo da partida com o placar de 52 a 32 a seu favor.
No reinício da partida, após o intervalo, a equipe de Jales não conseguiu converter seus ataques com a mesma intensidade com que vinha atuando, anotando, no terceiro quarto, apenas 14 pontos e permitindo que o adversário pontuasse com certa facilidade, totalizando 21 pontos. Ao final do quarto, portanto, o placar anotava 64 pontos para Jales, contra 53 para o adversário.
No último e decisivo quarto, a supremacia da equipe de Jales foi restabelecida e o placar voltou a refletir a realidade do confronto: a equipe jalesense anotou 24 pontos no ataque, tendo permitido ao adversário que anotasse 19 pontos, fechando, portanto, os números finais da partida em 90 x 72 para Jales.
Pela equipe jalesense, jogaram e pontuaram: Fernando Manfrin (03), Breno Besteti (01), Allan Oliveira, Mateus Carneiro (02), Vitor Hugo Marçal (10), Thomás Freitas (07), Flávio Diamantino (T), Tiago Dan (02), Vilter Moraes (15), Fábio Galan (03), Kleber Scarano (19) e Kleiton Scarano (28).

Comentários