Festa do Peão de Barretos promove competição em busca de novos talentos na modalidade cutiano

A Festa do Peão de Barretos apresentou, esta semana, mais uma novidade na sua programação esportiva. Uma competição foi criada para apresentar revelações na modalidade cutiano, a mais antiga do Brasil. A disputa chamada “Novos Talentos” acontece de 22 a 24 de agosto no estádio de rodeios. Jovens de 20 a 25 anos disputarão cinco vagas para o 22º Barretos International Rodeo.
Dez competidores montam na sexta-feira, outros dez no sábado e os cinco melhores pontuados voltam à arena no domingo. Todos os cinco finalistas serão automaticamente classificados para o Barretos International Rodeo.
O cutiano é a modalidade que deu origem ao rodeio brasileiro. O nome vem do próprio arreio usado na modalidade, que se diferencia dos demais por ter a frente lisa e arredondada. Sua origem veio das antigas comitivas que viajavam levando enormes boiadas, nas décadas de 40 e 50, no interior paulista. Seja para domar os animais ou simplesmente para entretenimento, os peões da época duelavam para ver quem se saia melhor sobre os animais.

Comentários