100% das escolas estaduais da região de Jales já têm grêmios estudantis

Agremiações estão presentes em todas as 33 escolas da região; Educação de São Paulo fortalece contato com alunos

Na Semana do Estudante, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vai fortalecer o contato com os grêmios estudantis presentes nas escolas estaduais e incentivar as unidades a criarem seus próprios grupos de representantes dos 4 milhões de alunos da rede. Hoje, 69% das 5 mil escolas paulistas já contam com agremiações. Na Diretoria Regional de Ensino de Jales, são 33 grêmios, presentes em 100% das unidades.
Atualmente, estão em atividade 3.477 grêmios estudantis formados por alunos da rede. A representatividade dos grêmios em todo o Estado cresceu em quase 100 novos grupos desde o mês de maio deste ano, quando eram 3.380.
Nesta segunda-feira, Dia do Estudante, o secretário da Educação abriu a semana com um encontro com 33 presidentes de grêmios estudantis de unidades da rede da região de São Carlos. O encontro dos gremistas aconteceu na sede da Secretaria da Educação, em São Paulo. Os alunos apresentaram os trabalhos desenvolvidos por eles em suas escolas e conheceram a sede da Pasta, na Praça da República.
"Despertar nos estudantes o espírito de liderança e responsabilidade é um dos papéis dos grêmios estudantis. A proposta da Secretaria é manter um canal de diálogo direto com as agremiações com foco no ensino participativo e incentivar os estudantes para a realização de debates, tribunas e socialização das experiências adquiridas em cada uma das unidades escolares onde atuam", afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Como criar um grêmio estudantil
A construção de um Grêmio Estudantil é feita em poucos passos. O primeiro é comunicar à direção a proposta. Depois organizar uma comissão para esclarecer aos outros estudantes quais as funções do colegiado, formar um estatuto e convocar uma Assembleia Geral.
A segunda etapa diz respeito à escolha dos representantes. Em 96% das escolas da rede estadual, o processo é feito por meio de eleição, sendo o voto facultativo a opção de 51% das unidades. Nessa etapa a comissão eleitoral é quem responde pela organização, apuração dos votos e a posse da chapa eleita.
Para garantir a renovação dos líderes e chapas, a cada ano novas eleições são convocadas pelos estudantes. O objetivo é que a alternância promova uma maior interação entre a escola, família e comunidade.

Comentários