Projeto de estudante da Fatec Araçatuba analisa implantação de biodigestores em fazendas

A estudante da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Araçatuba Amanda Aguiar dos Santos recebeu o sinal verde da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para prosseguir seu projeto. Ela está desenvolvendo um sistema computacional que pretende avaliar a viabilidade de implantação de biodigestores em propriedades rurais, especialmente naquelas voltadas à criação de gado leiteiro. O biodigestor transforma as fezes dos animais em energia elétrica ou em gás de cozinha, uma alternativa inteligente às fontes tradicionais.
 “A região possui muita criação de gado leiteiro e o projeto une os dois cursos que temos na Fatec Araçatuba, que são o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o de Biocombustíveis”, conta a professora doutora Celia Regina Nugoli Estevam, orientadora do trabalho da estudante.
 De acordo com a professora, o programa prevê os gastos que o proprietário pode ter e quando ele deve recuperar o valor investido após a implantação do biodigestor. “Os empresários ficam em dúvida sobre a viabilidade, se o custo com energia vai ser favorável”, diz Estevam.
 Elogios
 Aprovado com elogios pela Fapesp, uma das agências de pesquisa mais rigorosas do país, o trabalho de recebe financiamento da instituição desde junho. Feliz com a aprovação da bolsa de iniciação científica, Amanda, que é aluna do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, explica que, depois de pronta, a ferramenta será disponibilizada gratuitamente na internet. “Nossa intenção é contribuir para a disseminação dessa atitude sustentável. Nesse sentido, nosso sistema busca possibilitar que essa opção seja feita da maneira mais segura e eficiente possível.”

Comentários