Botucatu sediará, em novembro, a maior competição universitária da América LatinaEntre os dias 20 e 23 de novembro, Botucatu sediará o Inter Botucatu 2014, considerado o maior evento esportivo envolvendo estudantes universitários da América Latina. São esperados aproximadamente 1.200 atletas, representando 22 atléticas da Unesp.




Entre os dias 20 e 23 de novembro, Botucatu sediará o Inter Botucatu 2014, considerado o maior evento esportivo envolvendo estudantes universitários da América Latina. São esperados aproximadamente 1.200 atletas, representando 22 atléticas da Unesp.
 Serão 12 modalidades nas categorias masculino, feminino e unissex. São elas: Futebol (masculino), Futsal (masculino/feminino), Handebol (masculino/feminino), Basquetebol (masculino/feminino), Vôlei de quadra (masculino/feminino), Vôlei de areia (masculino/feminino), Tênis de campo (masculino/feminino), Tênis de mesa (masculino/feminino), Natação (masculino/feminino),Judô (masculino/feminino), Atletismo (masculino/feminino) e Xadrez (unissex). Também existe a possibilidade de ser realizada uma modalidade demonstrativa, a ser definida em breve. Caso ocorra, ela não contará pontos para a competição e nem será obrigatória a todas as atléticas.
 Os confrontos acontecerão no Ginásio Municipal de Esportes “Mário Covas”, no complexo esportivo do Estádio Municipal “Prof. João Roberto Pilan”, o Inca, além de outras praças esportivas que serão divulgadas posteriormente.
 O Inter Botucatu também oferecerá aos participantes festas noturnas que estão programadas para acontecer entre os dias 20 e 22 de novembro, na área de eventos do Shopping Botucatu, e Tenda Diurna nas proximidades do Ginásio Municipal de Esportes. Estão previstas cerca de 30 atrações. Acompanhe as novidades pelo www.facebook.com/ointerenosso.
 Ações sociais – Além das programações esportiva e festiva, o Inter Botucatu promoverá diversas ações sociais, culturais e educativas. Foram planejadas atividades de reciclagem de todo lixo produzido durante as competições; plantio de mudas em diferentes pontos da cidade; feira de profissões e ainda uma campanha contra o bullying.
 O estudante Danilo Leonan Hohne, atual presidente da Liga Interuniversitária de Esportes Universitários (LIEU), tem boas expectativas para o evento. “Esperamos que os jogos possam ocorrer de forma tranquila e que possamos trazer para Botucatu uma competição de alto nível esportivo. Os cerca de dez mil estudantes que estarão na cidade prometem aquecer a economia e o comércio. É um evento que cresce a cada ano”, destaca.
 A última edição do evento, em 2013, aconteceu em Assis-SP. A atlética de Bauru foi a campeã, seguida de Presidente Prudente.
 Para o ex-presidente da LIEU, Marcelo Leite, a edição 2013 da competição foi um marco para os jogos universitários da Unesp. “A Liga se concentrou em realizar um projeto social, não de cunho assistencialista, mas com o caráter transformador para os alunos das escolas que serviram de alojamento. Foram desenvolvidas atividades voltadas à literatura e contação de histórias. Na parte ambiental, foi realizado um mapeamento numérico da produção de resíduos sólidos gerados pelos universitários nos quatros dias de competições”, lembra.
Histórico - Considerado o maior evento de Jogos Universitários da América Latina, o Inter Unesp teve início em 2001, com a proposta de promover a prática esportiva dentro das unidades de Unesp, incentivando os estudantes a treinar e praticar regularmente atividades esportivas.
--

Comentários