ACIJ espera melhoria no trânsito com rotatória no cruzamento da rua 10 com a “Chico Jalles”


Publicações virtuais especializadas em trânsito urbano afirmam que a implantação de rotatórias tem se mostrado uma solução eficiente para disciplinar o aumento do fluxo de veículos em municípios brasileiros de pequeno e médio portes.
Com a implantação da rotatória no cruzamento da rua 10 com a avenida Francisco Jales, a expectativa é que o problema do trânsito naquele cruzamento seja solucionado. É o que espera o presidente da Associação Comercial e Industrial de Jales, Carlos Roberto Altimari, que participou das reuniões que decidiram por essa alternativa, para atender as inúmeras reivindicações dos empresários daquela área. Eles chegaram a fazer um abaixo-assinado pedindo a retirada dos tubos que foram colocados para impedir a passagem dos veículos.
Carlos Altimari explicou que com o crescimento da cidade, a frota de carros e motos também aumentou "exigindo sempre uma adequação para que o trânsito possa fluir melhor, reduzindo os acidentes". Ele lembrou que "a decisão do Conselho Municipal de Trânsito de interditar algumas ruas não foi bem vista por parte da população e principalmente pelos empresários da rua 10".
Para ele, a interdição do cruzamento da avenida Francisco Jalles com a rua 10 realmente não foi boa para o comércio, além de deixar o local com um aspecto ruim. Isso levantou toda a polêmica em torno das mudanças do trânsito no centro da cidade.
"Logo começou-se a discutir a possibilidade de fazer uma rotatória. Foram várias reuniões, pedindo para liberar o trânsito naquele local. Só que dependia de um projeto, pois havia o receio de ter que mudar novamente se o problema não fosse resolvido. Ficou decidido que o trabalho seria feito depois dos Jogos Regionais", lembrou
Carlinhos disse que a ACIJ vem acompanhando todo esse trabalho, com a participação do empresário Antônio José da Cruz, como seu representante no Conselho de Trânsito. Ele acredita que as melhores soluções estão sendo adotadas e "logo o problema estará resolvido também em outros pontos da cidade onde precisam ser feitas algumas alterações".
Especialistas em transportes e segurança viária, segundo publicações virtuais, afirmam que numa rotatória os veículos fluem mais rápidos, suportando centenas deles por hora. Em comparação com os semáforos, a principal vantagem da rotatória é que sua vida útil é muito longa e o custo de manutenção é quase zero. Os semáforos, no segundo ano, já começam a ter um custo de manutenção.

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