Secretária anuncia nova classificação para Rede Lucy Montoro de Fernandópolis: de Unidade para Centro de Reabilitação

 A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, apresentou, no último dia 11 de junho, a palestra “A importância da Robótica na Reabilitação”, em comemoração ao segundo aniversário da Rede Lucy Montoro de Reabilitação, unidade Fernandópolis. Na ocasião, anunciou que o Governo de São Paulo deve mudar a classificação da Unidade para Centro de Reabilitação, a partir do próximo ano.
“A ideia inicial era ter uma unidade que funcionasse como centro de convivência e desenvolvimento de habilidades em lugar de um centro de diagnóstico e tratamentos mais complexos. Mas a unidade acabou assumindo esse perfil até pela necessidade da região e o que seria um desafio para a equipe, acabou virando rotina”, destacou.
A Secretária destacou o quanto a robótica representa uma oportunidade, pois agrega valor à reabilitação de forma integrada, com exercícios, trabalho motor e o estímulo cognitivo. “O desafio proposto pela máquina estimula o paciente e os resultados aparecem mais rapidamente. A tecnologia agrega qualidade ao tratamento da reabilitação”, ressaltou, acrescentando que “os equipamentos de robótica contribuem para maior qualidade nas funções orgânicas, trabalhando para melhorar habilidades que facilitem atividades cotidianas”.
Entre os serviços que a Rede Lucy Montoro oferece incluem-se hidroterapia, laboratórios de função pulmonar, ergoespirometria, podobarometria, laboratório de análise do movimento, eletroneuromiografia e potencial evocado, urodinâmica e terapias complementares, entre outros. Um espaço para o condicionamento físico, atendimento em grupo e quadra poliesportiva também compõem a oferta aos atendidos.
A unidade da Rede Lucy Montoro de Fernandópolis foi inaugurada em 29 de junho de 2012 e beneficia 13 cidades da região: Estrela D’Oeste, Fernandópolis, Guarani do Oeste, Indiaporã, Macedônia, Meridiano, Mira Estrela, Ouroeste, Pedranópolis, Populina, São João das Duas Pontes, São João de Iracema e Turmalina.
Segundo o gerente administrativo da Unidade, Celso Sposito Reynaldo, os números previstos de atendimento na Rede foram superados. O previsto para o espaço era realizar 17.810 atendimentos, porém, a unidade fechou 2013 apresentando relatório de 28.110 atendimentos.


Comentários