Sabesp e parceiros mostram na praça os danos ao meio ambiente









 
Ao completar 13 anos de realização da Semana do Meio Ambiente, a Sabesp, com os demais parceiros, resolveu inovar, promovendo uma demonstração mais detalhada dos danos provocados pela população. Uma exposição do lixo coletado em um pequeno trecho do Córrego do Tamboril foi realizada na praça João Mariano de Freitas como forma de conscientizar sobre o problema.
O gerente de divisão da Sabesp, Gilmar Rodrigues de Jesus, explicou que realmente é uma quantia muito grande desse lixo que inclui colchões e eletrodomésticos. Isso porque a coleta foi feita no dia 2 de junho, segunda-feira, em menos de dois quilômetros do córrego, em apenas uma das margens, A ideia dos organizadores do evento, como afirmou, foi exatamente esta, de levar para a praça uma pequena amostra do que o descaso pode provocar.
No evento promovido no último dia 5, pela manhã, na praça, foram montados vários estandes com material reciclado do lixo recolhido do córrego, mudas de plantas ornamentais e árvores, além de outros trabalhos desenvolvidos em favor da recuperação do meio ambiente e da qualidade de vida.
Gilmar destacou a importância dos parceiros para a realização das diversas atividades programadas na semana, como a Prefeitura, através das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Educação e Esportes e Cultura, ONG EcoAção, Coopersol, Diretoria de Ensino, ETEC, Polícia Ambiental e outras entidades.
Na abertura do evento, Gilmar também lembrou que atividades como esta, com a participação de centenas de alunos das escolas municipais, contribuem para a conscientização que começa na infância, quando as crianças acabam transferindo a preocupação ambiental para os adultos. Daí a importância do trabalho educativo, inclusive com a inclusão da questão do meio ambiente na grade curricular, como já vem acontecendo.
A secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sandra Gigante, disse que o "trabalho realizado no córrego do Tamboril chega a emocionar pela constatação da gravidade do problema nos nossos rios e córregos". A proposta, como explicou, é continuar essa atividade em novos trechos e depois estender para outros córregos do município.
O representante da EcoAção, Edson Edgar Batista, destacou o trabalho pioneiro da Sabesp na defesa do meio ambiente e disse que esse formato de exposição na praça é importante pelo impacto visual que ajuda sensibilizar as pessoas sobre a questão. A EcoAção, como explicou, desenvolve um trabalho importante nos rios da região, com apoio e entidades como a própria Sabesp, Ecocaiaque, Amigos do Rio e Circuito Noroeste de Navegação Aquática.
Como nos anos anteriores, a Semana do Meio Ambiente programou atividades e desenvolvimento de projetos nas escolas, apresentações de teatro, plantio de mudas, soltura de alevinos e passeio ciclístico no encerramento hoje, 7 de junho.

Comentários