Redimensionar valores por Flávio Carvalho

 
Qual o valor da vida humana? Qual o valor de uma amizade? Qual o valor do casamento? E da educação? E da cultura? Qual o valor do afeto? Do carinho? Do amor?
Perdemos a noção do valor das coisas importantes da vida!
Perdemos nosso senso de valores!
Supervalorizamos as coisas erradas, e nos esquecemos do mais importante. E a maioria das vezes as coisas mais importantes são as coisas simples da vida.
Valorizamos demais o ter, e esquecemos o ser.
Nosso materialismo descontrolado, nos faz materializar sentimentos, colocando preço em tudo. E estamos cada vez mais pobres de afeto, de carinho, de sentimentos.
Estamos ficando cada vez mais frios, calculistas, racionais demais. Estamos desaprendendo a sentir, e a se emocionar. Estamos complicando demais a vida, que é simples e bela, para aqueles que saber dar o seu devido valor.
Damos maior valor à um craque de futebol do que ao professor, a educação neste país vai de mal a pior porque não a valorizamos como tem que ser.
Supervalorizamos a violência, prova disso é que a mídia somente nos mostra violência, porque nos agrada, damos audiência. Notícias boas não dão audiência, queremos ver sangue!
Estamos descontrolados, estressados, buscando vingança com as próprias mãos. E a pouco tempo cometemos a maior injustiça, linchando uma inocente. Estamos vivendo uma época perigosa! Onde impera o ódio, o fracasso, o sentimento de impotência, a desigualdade, onde poucos ganham muito, e muitos não possuem nada.
Mas tem uma coisa em que somos muito bons, competente mesmo, sabemos como ninguém RECLAMAR! Reclamamos de tudo, e de todos, reclamamos da política, dos políticos, do governo, da inflação, da violência, enfim, reclamamos de tudo, e com muita competência, mas o que estamos fazendo para mudar tal situação? O que estamos fazendo para a construção de um mundo melhor?
Em junho de 2013 tivemos um lampejo de consciência, ameaçamos fazer algo, fomos as ruas. Reivindicamos, e deu certo. Mas voltamos a inércia, hibernamos novamente. Por alguns dias pudemos ver um povo que faz! Um povo que mostrou seu descontentamento, mas agora a preocupação é a Copa do Mundo. Somos mesmo o país do futebol!
Vamos mostrar ao mundo o que temos de maravilhoso, o futebol, o samba, nossas mulheres. Vamos mostrar que somos um povo pacífico, porque o mundo já constatou que somos passivos demais. Vamos sambar, orar à Deus, invocar nossos orixás, apelar aos santos para que nossa seleção seja a campeã. Estamos unidos neste intento, estamos juntos! E se a seleção for campeã tudo vai ficar bem, findarão nossos problemas.
Eu queria ver o povo brasileiro unido, vibrando pela educação do país. Eu queria ver um povo valorizando mais a família que qualquer coisa. Eu queria ver osestádios cheios numa olimpíada de matemática. Eu queria ver um povo interessado em boas notícias. Eu queria ver um povo vibrando feliz por aqueles que estão publicando um livro, fazendo poesias, músicas. Eu queria ver um povo plantando mais árvores, preocupado com a qualidade do ar que respiramos. Eu queria ver um povo sabendo fazer bom uso da água. Eu queria ver um povo preocupado com os irmãos que ainda não foram alfabetizados. Eu queria ver um povo que não aceitasse que um irmão passasse fome.
Enfim eu queria ver um povo que soubesse dar o devido valor as coisas, ou seja, valorizando as coisas certas.
Temos que redimensionar nossos valores já!
 

Comentários