Inverno por Reginaldo Villazón

No calendário, o inverno terá início no próximo dia 21. Mas as temperaturas caíram desde o mês passado, obrigando as pessoas a tirar os agasalhos e cobertores do armário e entrar no ritmo do inverno. Banho, um por dia, sob água quente, antes de anoitecer. Quem não se dá bem com o frio, reclama e evita sair de casa. Quem se alardeia gostar do frio, também evita sair de casa. Os automóveis e ambientes fechados são valorizados e assim o movimento de gente na cidade só vai voltar a ficar forte, bonito e animado quando o calor voltar.

Nos países e regiões onde o inverno é intenso, as pessoas precisam tomar providências importantes para enfrentar esta estação do ano. Nas casas, os aquecedores devem ser revisados, instalados em lugares seguros e equipados com sistema de segurança. Fogões e aparelhos a lenha, gás ou combustível líquido não poderão ser usados em ambiente totalmente fechado. A compra de mantimentos deve ser planejada, pois não será conveniente sair no frio todos os dias para comprar gêneros de primeira necessidade, como pão e leite.

Na agricultura, o inverno muda a paisagem exibida pelos vegetais. As plantas de inverno, como o trigo, preferem as temperaturas amenas e a claridade dos céus límpidos que acontecem no inverno. Porém, as geadas significam riscos de prejuízos. As hortas cultivadas no inverno, protegidas dos frios rigorosos dentro de estufas plásticas, produzem com abundância e qualidade. Nesta época, as donas-de-casa podem ir às feiras comprar hortaliças e legumes excelentes por preços moderados. O mérito é dos agricultores.O cuidado com a saúde no inverno é assunto de importância para todos. Proteger-se das baixas temperaturas é o mesmo que evitar doenças respiratórias desconfortáveis que, se negligenciadas, podem levar ao pronto socorro. Mas, como enfrentar o desafio da fome? Os nutricionistas informam que a sensação de frio provoca o desejo de ingerir alimentos calóricos acima das necessidades de aquecimento do corpo. Desta forma, o maior consumo de alimentos ricos em gordura, condimentos e açúcar contribui para obesidade e hipertensão.

Mas, nada de pânico. Aproveitar o inverno para saborear pratos saudáveis e deliciosos, próprios do inverno, é uma empreitada encantadora. Basta ver os ingredientes que compõem a sopa de abóbora, famosa no mundo todo: abóbora madura, farinha de trigo, água, cebola, alho, pimenta, salsinha e sal a gosto. Acompanhada de um pão integral e um vinho tinto, aquece e alimenta o corpo e a alma, sem produzir culpa. E a sopa de ervilha? E a moqueca de peixe? Quem escolhe o inverno para abusar de feijoada e cachaça, não sabe o que faz.

O inverno é, também, época de exercer a solidariedade. O frio dói no corpo dos que não possuem um bom lugar de abrigo, não dispõem de agasalhos suficientes, não consomem alimentos nutritivos. Seres humanos e animais, nos centros das cidades e nas periferias, eles dependem da ação de pessoas benfeitoras que lançam o olhar sobre eles e enxergam suas necessidades. Felizmente, a consciência das pessoas tem avançado neste sentido, de ajudar sem julgar, de trabalhar com entusiasmo e responsabilidade em favor dos que passam frio.

Comentários