Noroeste Paulista busca estímulos para ter mais desenvolvimento, diz coordenador da caravana Horizonte Paulista

A caravana Horizonte Paulista, coordenada pelo ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, visitou nesta quinta-feira (29) seis cidades do Noroeste Paulista. Em Fernandópolis, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), única do Estado de São Paulo, e que seria uma alternativa para dinamizar a economia da região, com isenção fiscal, liberdade cambial e procedimentos administrativos simplificados, ainda não saiu do papel. "O Governo do Estado deve dar apoio absoluto à instalação da ZPE, concedida pelo Governo Federal. Além disso, há necessidade de cada região do Estado ter seu plano de desenvolvimento regional. A partir de soluções diferentes, o PT pode construir o melhor para São Paulo", comentou Padilha.
Em Santa Fé do Sul, na pauta do encontro com lideranças locais, como o prefeito Armando Rossafá (PSDB), esteve o desenvolvimento econômico local, entre outros temas. Produtores reclamam da migração de indústrias para os vizinhos Mato Grosso e Minas Gerais, por falta de incentivos fiscais em São Paulo.
O pré candidato Alexandre Padilha conversa com o
 bispo D. Demétrio Valentini quando de sua
passagem por Jales na quinta-feira
Na Associação Comercial e Industrial de Jales, o vice-presidente da entidade, Alexandre Renzi, relatou uma "debandada" de indústrias. "O desconto de 66% do ICMS oferecido pelos estados vizinhos não faz diferença para o setor de serviços, mas faz muito na indústria. Vemos as indústrias passarem pela rodovia saindo de São Paulo", disse. Sobre a "Guerra Fiscal" com os Estados vizinhos, Padilha disse que quer trazer "paz para o empresário poder investir em São Paulo e gerar mais emprego e riquezas para nosso Estado".



‘Cetesb agrícola’

Um consórcio de produtores de sete municípios do Noroeste Paulista produz 560 toneladas de peixe por mês. A vontade de produzir mais existe e há mercado consumidor em potencial, mas o grupo alega que isso só seria possível se a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo) fosse mais ágil na liberação de projetos. "A Cetesb não tem experiência suficiente com projetos de produção agrícola e isso acaba prejudicando o licenciamento que, ou demora, ou não é feito. Precisamos de uma Cetesb agrícola, que entenda nossa realidade", comentou Emerson Esteves, da Câmara Setorial do Pescado do Estado de São Paulo.
Também da manhã desta quinta-feira, em Santa Clara D’Oeste, divisa com Minas Gerais, a caravana Horizonte Paulista visitou um dos pesqueiros da região, localizado em um braço do rio Grande e que, além de tilápias, produz ração para peixes e alevinos (os filhotes dos peixes), comercializados também para outros produtores de pescado.
"A região tem um potencial enorme para a pesca. O Governo do Estado deve colaborar para aumentar a produção, trazendo mais emprego e renda ao Noroeste Paulista", comenta o coordenador da caravana Horizonte Paulista, Alexandre Padilha, que viu de perto a produção de pescado. Além da demanda da agência ambiental agrícola, Padilha ouviu dos produtores que o pescado poderia ser incluído na merenda da Rede Pública Estadual de Ensino. "O Governo do Estado precisa criar um Mais Alimentos Paulista, para estimular a compra de produção local de comida para abastecer escolas, hospitais e presídios estaduais", disse.
Manifestação de estudantes

Na frente da sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Fernandópolis, estudantes de medicina da Universidade Camilo Castelo Branco, particular, fizeram um protesto contra o programa Mais Médicos. Padilha entrou normalmente no local, onde conversou com lideranças locais. Na saída, chegou a falar com um líder do movimento. Sobre a manifestação, Padilha lembrou: "As mesmas pessoas que eram contra o Mais Médicos eram contra a criação de uma faculdade de medicina aqui em Fernandópolis, dizendo que o Estado de São Paulo já tinha um número suficiente de médicos". Vale ressaltar que o Estado que mais pediu profissionais de saúde do programa do Governo Federal foi São Paulo. Mais de 2 mil médicos foram solicitados.
Além de Fernandópolis, Santa Fé do Sul, Santa Clara D’Oeste e Jales, a caravana Horizonte Paulista visitou nesta etapa do Noroeste Paulista as cidades de General Salgado e de Votuporanga.


Comentários