Moreira Franco defende a construção de um novo aeroporto em Jales



O ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco, defendeu a construção de um novo aeroporto em Jales, região noroeste paulista, e importante centro regional, localizada próximo à divisa tríplice de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, tendo o município 50 mil habitantes, conta com um aeroporto que não pode ser ampliado.
O ministro sugeriu aos representantes da comunidade jalesense, em reunião realizada à tarde desta quarta-feira, 21 de mao, na Secretaria da Aviação Civil (SAC), em Brasília, procurassem outro terreno para a construção deste terminal.
Jales ainda não está inserida no Programa de Investimento em Logística: Aeroportos.
 “Eu entendo a necessidade de Jales ter um aeroporto que atenda a demanda da região. O aeroporto está hoje dentro da cidade e, por isso, não pode ser ampliado. O aeroporto tem, hoje, o papel que já teve o porto e o trem. É o novo meio de transporte da população”, disse o ministro Moreira Franco. Ele explicou que o terreno sugerido só pode ser utilizado com a autorização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e do órgão ambiental.
 A prefeita de Jales, Eunice Mistilides Silva, presente no encontro, reforçou a importância da construção do novo aeroporto. Segundo ela, 10% da soja exportada pelo Brasil para a China passa pela região por ferrovia. “Além disso, é uma região com muitos empresários e onde está uma das filiais do Hospital do Câncer de Barretos”, defendeu. A ideia é descentralizar a demanda de Barretos, que recebe, atualmente, mil pacientes por dia de São Paulo e 400 de outros estados

Comentários