Núcleo de Epidemiologia Hospitalar da Santa Casa comemora dois anos de atividade


 
Na manhã da terça-feira, 01 de abril, os colaboradores do Hospital de Ensino Santa Casa de Fernandópolis comemoram os dois anos de atuação do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar (NEH), que desde 27 de fevereiro de 2012 atua no hospital. Formado por profissionais de diversas áreas, o NEH é um dos responsáveis pela execução ações para melhorar a qualidade da assistência oferecida pela instituição.
O núcleo, em conjunto com outros órgãos como a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, aplica ações para garantir ao usuário da Santa Casa e a seus colaboradores, uma atenção especial voltada à prevenção e controle da infecção hospitalar, com o emprego de medidas que dão segurança e proteção aos pacientes e à equipe do hospital.
Segundo o presidente da comissão gestora do Hospital de Ensino, Prof. Dr. José Martins Pinto Neto, “o conjunto de ações desenvolvidas por esses profissionais chega a todo o hospital, causando efeito direto nas mais variadas áreas, funcionando como um alicerce do Hospital de Ensino”.
Como parte das atividades está a visitação aos leitos de internação para verificação da higiene e aspectos da rotina hospitalar, realizando também a farmacovigilância, tecnovigilância e hemovigilância, além de notificar sobre as doenças infectocontagiosas e atuar como hospital sentinela para as 13 cidades da região, prestando suporte para minimizar as consequências da coqueluche, conhecida como tosse comprida, que observada especialmente nas crianças menores de dois anos.
Segundo Martins, “o trabalho do núcleo tem se mostrado abrangente e extremamente confiável, fruto do compromisso da equipe envolvida”. Integram a equipe o médico Dr. Maurício Favaleça, o digitador Renan Cavali, o farmacêutico Alan Oliveira, a técnica de enfermagem Ester Aiza e as enfermeiras Greizi Baroni e Letícia Pântano.

 

Comentários