MPF inicia investigação para apurar poda de árvores em Jales

Podas irregulares podem deixar as árvores
em estado crítico e acarretar danos ao meio ambiente
(foto jornal folhanoroste/jales) 

O Ministério Público Federal em Jales iniciou investigação para apurar a poda de árvores do município de Jales pela Prefeitura. Contatou-se que, em alguns casos, as podas realizadas implicaram na completa supressão dos galhos das árvores.
O procedimento foi instaurado a partir de representação subscrita pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Jales e pela presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB de Jales, e visa a apurar se a poda está sendo realizada de acordo com as determinações regulamentares e se foi precedida de autorização legal.
Como medida preliminar foi determinada a expedição de ofícios ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama); ao Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); à Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb); à Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente de Jales; e à Câmara Municipal de Jales.
Por fim, o procurador da República Gabriel da Rocha, determinou que as árvores fossem fotografadas com urgência, em especial as que estão em situação crítica. A poda irregular ameaça não só às árvores, mas também aos animais e insetos que nelas habitam.

Comentários