Motoristas protestam contra tentativas de mudanças na Lei do Descanso




 Qualquer mudança na Lei do Motorista é um retrocesso que só vai agravar a situação dos motoristas e a segurança mas estradas. A afirmação é do presidente do Sindicato dos Motoristas de Jales e Região, José Roberto Duarte da Silveira, que no último dia 28 participou, com o diretor Adivaldo Caldeira, de uma grande concentração em São Paulo, contra ameaças de alterações que paira sobre a Lei 12.619, também conhecida como Lei do Descanso.
A concentração em São Paulo seguiu o cronograma estabelecido no Fórum Nacional da Lei do Descanso, reunindo sindicalistas e trabalhadores de todo o país que participaram de reuniões na sede da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo e na Assembleia Legislativa.
Os manifestantes denunciaram as pressões para tirar da referida lei pontos importantes como o que determina que o profissional tem direito a meia hora de descanso a cada quatro horas no volante.
As lideranças sindicais dos motoristas estão preocupadas com o risco da lei ser modificada por interesse de grupos econômicos, principalmente do agronegócio.
Para manter a mobilização, a categoria não descarta a possibilidade de deflagrar uma greve nacional dos caminhoneiros no começo de junho, causando uma crise no abastecimento durante a Copa do Mundo.
Pelo menos quatro deputados estaduais participaram da manifestação e apoiaram a luta dos motoristas pela manutenção da lei como ela está: Alcides Amazonas, Marcos Neves, Arnaldo Faria de Sá e Sara Munhoz.
Também foi importante a participação do procurador do Ministério do Trabalho do Mato Grosso, Paulo Douglas e da auditora do Ministério Público do Trabalho de Goiás, Jaqueline Carrijo.

Comentários