Ministério da Agricultura participa de Rally da Pecuária

O 4º Rally da Pecuária vai contar com a participação ativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretária de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC). Nesta edição, será realizado um estudo sobre o Plano ABC, que pretende verificar como e com que frequência a linha de crédito do Programa ABC tem sido aplicada nos estados brasileiros.

O Plano ABC, implementado em todo o Brasil desde 2011, traz tecnologias de produção sustentável visando a consolidação de uma agricultura de baixa emissão de carbono e aumento da renda dos agricultores. Durante o Rally, técnicos do Mapa irão entrevistar os produtores rurais a fim de verificar no campo a adoção das tecnologias do Plano, como a recuperação de pastagens e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). O Rally, realizado em abril e maio, vai ser composto por cinco equipes que vão percorrer cerca de 40 mil quilômetros, passando por 9 estados e mais de 160 municípios.

A largada será no dia 24 de abril, em Mato Grosso do Sul. Os resultados devem ser apresentados ao final do Rally, que segue por todo o mês de maio. Desde 2011, o Plano ABC já capacitou quase 20 mil técnicos e produtores rurais e já foram financiados cerca de R$ 6,55 bilhões por meio do Programa ABC, com a assinatura de quase 23,5 mil contratos. De 2010 a 2014, os recursos utilizados por meio do Plano tiveram um aumento de 584%.

Comentários