Junji apoia devassa na Petrobras

O deputado federal Junji Abe (PSD-SP) foto, engrossou o mutirão de parlamentares que defendem uma devassa na empresa Petrobras – Petróleo Brasileiro S/A. Ele assinou o requerimento para instalação da CPMI – Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investigará as denúncias de irregularidades, envolvendo a estatal, ocorridas entre os anos 2005 e 2014.
“Com determinação e a convicção de que todos os fatos devem ser expostos à luz da verdade, assinei o pedido de instalação da CPMI da Petrobras. As gravíssimas irregularidades denunciadas tornam imperioso investigar o caso e punir os criminosos”, manifestou-se Junji, no início da noite desta terça-feira (01/04/2014), depois de subscrever o documento. Ele frisou que uma das funções mais importantes do Parlamento é fiscalizar o Executivo, assim como os órgãos da administração direta e indireta.
O pedido de criação do colegiado foi protocolado, na tarde desta quarta-feira (02/04), na Secretaria Geral da Mesa do Senado. Até agora, além de Junji, outros 230 deputados e 30 senadores assinaram o requerimento. Após a conferência das assinaturas, o pedido fica liberado para ser lido na próxima sessão do Congresso, marcada para o dia 15.
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) antecipou que apresentará uma questão de ordem ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), solicitando o agendamento de uma sessão extraordinária do Congresso para a leitura do requerimento. Os deputados e senadores propõem que a CPMI seja composta por 13 senadores e 13 deputados titulares, e igual número de suplentes, para investigar, no prazo de até 180 dias, as irregularidades envolvendo a Petrobras.
No requerimento, os alvos da apuração são agrupados em quatro tópicos. No primeiro, consta o processo de aquisição da Refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), seguido de indícios de pagamento de propina a funcionários da estatal pela companhia holandesa SBM Offshore para obtenção de contratos junto à Petrobras. O terceiro foco da devassa são as denúncias de que plataformas estariam sendo lançadas ao mar sem uma série de componentes primordiais à segurança do equipamento e dos trabalhadores. Por fim, os congressistas querem diligenciar indícios de superfaturamento na construção de refinarias.
Uma lista divulgada pelo DEM mostra o número de assinaturas de deputados obtidas por partido: PSDB, 43; PMDB, 37; DEM, 24; PSB, 23; PSD, 23; PR, 21; SDD, 11; PSC, 9; PP, 9; PDT, 9; PPS, 8; PV, 5; PSol, 3; PTdoB, 2; PMN, 2; PCdoB, 1; e Pros, 1.

Comentários