Grande dispersão das chuvas no noroeste paulista e irrigação é necessária para a garantia da produção


Depois de um verão com recorde histórico nas temperaturas máximas no noroeste paulista e já com pouco mais de um mês do início do outono a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira registra no mês de abril redução das temperaturas máximas, trazendo um pouco mais de conforto térmico à população.
Em Pereira Barreto, a Estação Bonança teve em abril temperaturas máxima média de 32,2°C e a Santa Adélia 31,5ºC, Itapura registrou média de 31,2°C e em Sud Mennucci, na Estação Santa Adélia Pioneiros teve 32,5°C, enquanto que Ilha Solteira teve temperatura máxima média de 32,4ºC, mas foi Populina que teve temperaturas mais altas, com média de 33,9°C.
Nas temperaturas mínimas os valores não ultrapassaram 22°C, sendo em Itapura a miníma mais baixa (20,9°C) e Ilha Solteira registro a temperatura mais baixa da região noroeste com 21,8°C. A temperatura média da região ficou em 25,9°C, com Ilha Solteira alcançando a maior média com 26,4°C e Itapura com 25,1°C a menor média.
Em relação às chuvas, 5 das estações superaram as quantidades de chuvas dos meses anteriores no mês de março e a Estação Santa Adélia, localizada em Pereira Barreto, atingiu em abril volume de chuva superior aos dos meses de janeiro e fevereiro:

 


 

 

Observou-se ainda que 3 estações (Itapura, Marinópolis e Santa Adélia) já ultrapassaram a quantidade total de chuvas em relação ao mesmo período de 2013, um ponto positivo depois da seca ocorrida no verão de 2014. Na prática persiste a dispersão grande no volume de chuvas que caem sobre a região noroeste paulista e o total variou entre 493 mm em Pereira Barreto - Estação Bonança e Itapura no encontro dos rios Tietê e o Paraná, que registrou 743 mm.

 


 

 

Esta situação de volume de chuvas menor que a média história e também menor que no ano anterior e principalmente a irregularidade das chuvas - tanto no tempo, como nos locais onde elas são registradas - tem obrigado os irrigantes a usarem de forma mais intensa seus equipamentos de irrigação para garantir a safra com elevadas produtividades.
A reposição de água ao solo quando não se dá pelas chuvas é feita pelos sistemas de irrigação que devem aplicar ou repor a água perdida pelo processo de evapotranspiração, que é a perda de água pela evaporação do solo e pela transpiração das plantas e depende das condições climáticas e da fase fenológicas das culturas.
A UNESP Ilha Solteira estima e divulga a cada hora o valor da evapotranspiração de referência (ETo) estimadas a partir das suas estações agrometeorológicas e neste anos de 2014, os valores médios são superiores ao registrados no mesmo período de 2013, como se vê na figura a seguir.

 


 

Esta situação representa uma maior exigência de água pela cultura no ano atual, novamente evidenciando a importância do monitoramento da evapotranspiração e das chuvas, assim como um bom manejo da irrigação com o melhor uso da água evitando desperdícios.
Se por um lado há uma grande dispersão no volume de chuvas registrado no noroeste paulista, em relação à evapotranspiração, a variação é menor, sendo registrada evapotranspiração de referência acumulada em 2014 de 479 milímetros em Sud Mennucci - Estação Santa Adélia Pioneiros até o máximo em Pereira Barreto - Estação Santa Adélia com 518 mm. Na média o noroeste paulista em até o momento uma evapotranspiração de referência média de 4,2 mm/dia.
A UNESP Ilha Solteira faz o monitoramento das variáveis climáticas através da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista e faz a divulgação com atualização a cada cinco minutos dos dados coletados no Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira a partir de http://clima.feis.unesp.br, possibilitando o manejo da irrigação e ainda a realização de inúmeras pesquisas relacionadas ao clima.

SERVIÇO:
- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
- Informações também em (018) 3743-1959



Comentários