Ética

Flávio Carvalho
Estamos vivendo uma crise moral. A criatura humana se enveredou pelos caminhos da violência, egoísmo, da indiferença. Os valores morais foram perdidos, e de nada vale reconhecer a dignidade da pessoa, se a conduta pessoal não se pautar por ela.
O papel da Ética no terceiro milênio é o de proporcionar a humanidade um futuro mais promissor, como disse Nalini (1999): "A humanidade ainda está envolvida no drama da insuperação das angústias primárias".
Ética não se confunde com moral, esta é o objeto da Ética. A moral é um dos aspectos do comportamento humano. A Ética é uma ciência, e a moral não.
A Ética mostra às pessoas os valores e princípios que devem nortear sua existência, a Ética aprimora e desenvolve seu sentido moral e influencia a conduta.
Para compreendermos o verdadeiro significado de Ética, mister se faz que estudemos Kant, que soube como ninguém definir e classificar a Ética.
O homem jamais deve deixar de ser o que ele é para ser o que as pessoas queiram que ele seja, o homem deve sempre ser ele mesmo. Mas viver em sociedade implica em obedecer certas normas, regras, leis que visam harmonizar a sociedade, e impedir a instalação do caos.
Na sociedade de hoje, não se pode dizer que o homem é totalmente livre. Isto porque o homem vive num mundo de leis, normas, proibições e de muitas punições para quem desobedece as leis. Mas o homem poder ser totalmente livre moralmente. Pode ele ter sua moral intacta, totalmente preservada e este é um dos objetivos da Ética.
O estudo aprofundado desta ciência do comportamento humano, que é a Ética, deveria ser obrigatório para todos aqueles que queiram se enveredar pelo campo da política, os que pretendem governar, pois o exemplo tem que vir de cima, ou seja, dos governantes.
Quase todos os cursos universitários do país possuem a cadeira de Ética, mas o que falta é ela ser melhor estudada e compreendida, e o mais importante, ser levada à todos os cidadãos deste imenso país.
Ética também deve ser passada de pai para filho. Deve ela ser discutida nos lares, no seio da família. E o melhor meio para que isto ocorra, é o desenvolvimento do gosto pela leitura.
O nosso povo ainda lê muito pouco, a leitura deve ser incentivada a todo custo e urgente.
Se você está lendo esta matéria agora, você faz parte de uma minoria. E se você esta lendo esta, você tem mais obrigação de saber mais sobre Ética. Não somente saber, mas aplica-la, que é o mais importante.
Se a humanidade compreender melhor o verdadeiro significado da Ética, e pratica-la, sem dúvida teremos um futuro mais promissor. Vamos então ler mais sobre Ética, falar mais sobre ela, e divulga-la através da sua prática ostensiva.
Busque nos estudos feitos pelos antigos filósofos da humanidade, eles foram os que melhor compreenderam e discutiram a Ética. Se assim você fizer, pode até não vir a ser um exemplo de moral, mas sem duvida se tornará mais culto e educado.
Ética já.Flávio Rodrigo Masson Carvalho
equilibriumtc@hotmail.com flaviopsicanalise@gmail.com

Comentários