EDITORIAL: Jales 73 anos

A história da cidade de Jales, de tão recente, é hoje bem compreendida pela população. A chegada na região dos pioneiros, homens fortes e corajosos com suas famílias. A ocupação das terras cobertas de matas, a abertura das fazendas e a luta contra as doenças. A fartura da produção agropecuária e a riqueza obtida do seu comércio. Parece que foi ontem. O engenheiro, agrimensor e pioneiro Euphly Jalles reuniu um grupo de desbravadores para abrir uma clareira na mata (a atual Praça do Jacaré) e iniciar a formação de uma vila.

No ano seguinte, em 15 de abril de 1941, havendo cerca de 100 moradores, a vila foi fundada com o erguimento de um cruzeiro de madeira e a celebração de uma missa campal. Este acontecimento marcou a fundação de Jales. A elevação à categoria de distrito, ainda no município de Fernandópolis, aconteceu em 1944. A elevação à categoria de cidade com município, desmembrando-se de Fernandópolis, ocorreu em 1948. Hoje, com 50 mil habitantes, tendo a cidade e o campo bem estruturados, Jales faz 73 anos de uma bela história.

Usando palavras sinceras, sem objetivo de depreciar a cidade, podemos afirmar que existem no Brasil cidades melhores do que Jales. Trocar Jales por outra cidade – maior e mais desenvolvida – pode ser uma boa decisão. Entretanto, haverá perdas. Porque, nas cidades maiores e mais desenvolvidas, há os bolsões de miséria, ignorância e violência. Nelas, muitas vezes, condomínios de luxo e favelas paupérrimas são vizinhos. Por isto, é um desatino desprezar as cidades menores e modestas, onde a convivência humana flui melhor.

O leitor gosta de números? Muito bem. A área do município de Jales – 368,50 quilômetros quadrados – não é tão pequena. Se o leitor quiser contornar o município, terá que percorrer 76 quilômetros. Então, é melhor desistir de conhecer o município inteiro. A cidade de Jales tem 90 bairros. Não é pouco. Mas o leitor poderá, num fim-de-semana, percorrer de carro a maioria destes bairros. Vai constatar que a cidade é maior do que se pensa. Vai observar que há muita coisa a fazer na urbanização, em benefício da qualidade de vida da população.

Fica claro que o modo de atuação dos representantes e gestores públicos não permite cuidar bem e promover o desenvolvimento da cidade. Como realizar estas tarefas, sem planejamento, sem a divisão da cidade em distritos, sem o trabalho focado do poder público, sem a participação da população? Aos 73 anos, Jales exibe mais o resultado do esforço dos empreendedores. A história mostra o fundador Euphly Jalles com as qualidades e os defeitos de um realizador ousado, incansável e futurista. Bons empreendedores lhe sucederam.

Jales é bem servida de energia elétrica por uma boa empresa do sistema elétrico brasileiro. Neste item, está no mesmo nível das demais cidades brasileiras. Outrossim, sua infra-estrutura completa de água e esgoto é operada por uma ótima empresa especializada e isto coloca Jales em situação privilegiada em nível de Brasil. Este é um exemplo de como boas decisões político-administrativas podem trazer grandes benefícios. Seria especial se algo semelhante fosse decidido para a arborização da cidade.

O grande facilitador dos que buscam o sucesso é a parceria, que possibilita o esforço concentrado de muitos na direção do mesmo objetivo. Já a disputa, bem ao contrário, significa perda de tempo e energia. Ou coisa pior. Euphly Jalles comemorou muitas conquistas com seus inúmeros parceiros. Mas perdeu a vida numa disputa com um desafeto. Nas eleições de Jales em 2012, três coligações somaram 18 partidos. São muitos partidos, há muita divisão, há muita disputa. A classe política municipal dividida se entrega a disputas partidárias.

A sabedoria dos antigos valoriza a paciência, a espera do tempo certo que virá com suas soluções. Gerações próximas vão produzir pessoas rápidas, objetivas, centradas no uso das novas tecnologias e das redes sociais. O poder vai mudar de mãos, como ciclicamente acontece. Nada a lamentar. Vamos comemorar os 73 anos da nossa cidade com alegria, agradecendo o esforço de todos os que contribuíram para o progresso que já alcançamos.

Comentários