Como é difícil pedir desculpas

*Flávio Carvalho

Mandar flores com um bilhete de desculpas é fácil. Prometer não mais incidir no erro, também e fácil. Reconhecer nossos erros, até é fácil. Bem ou mal temos um certo senso crítico. Agora, olhar nos olhos da pessoa que magoamos e pedir desculpa, e prometer não mais incidir no erro, isto e muito difícil.
Quando, com sinceridade, reconhecemos nossos erros, e quando nossos erros magoam as pessoas, principalmente aquelas que amamos, isto e muito difícil, dói muito. Teremos que engolir nosso orgulho, reconhecer que não somos perfeitos, que falhamos, e muito difícil.
Não fomos criados para magoar as pessoas com nossos erros. Não estamos nem preparados para errar, quanto mais magoarmos as pessoas com nossos erros.
Pedir desculpas e reconhecer que somos falhos, que somos fracos. Mas o exercício de se desculpar é necessário, e muito importante para o nosso crescimento e evolução como seres humanos.
Somente os fortes conseguem olhar nos olhos e pedir desculpas sinceras. Somente os fortes conseguem cumprir a promessa de não mais incidir nos mesmos erros. Errar e admissível, mas não com os mesmos erros sempre.
Somente os anjos não erram. E existem tais anjos? Acredito que sim. E quando nos não mais errarmos, não mais magoarmos as pessoas, quando expulsarmos de nos todo o orgulho e egoismo, também seremos anjos.
Pedir desculpas, o primeiro passo para a angelitude.
Olharmos nos olhos e pedir perdão pelos nossos erros, isto e exercício de humildade, isto e lutar contra o orgulho que ainda nos habita.
Não ter medo e nem vergonha de pedir perdão. Fazer este exercício sempre que necessário, mas o mais importante, e não incidir no erro.
Comece já este exercício de se desculpar. Comece pedindo desculpas a você mesmo, pois você anda se magoando muito ultimamente, disto eu tenho certeza. Peça agora mesmo desculpa a você mesmo, se desculpe e prometa não mais se magoar. E depois passe a etapa seguinte, peça perdão a todos aqueles que você magoou com teus erros. Se você pensou, pensou, e concluiu que não tem ninguém para pedir desculpas, ou você está a um passo da angelitude, ou você ainda e muito orgulhoso.
Magoar as pessoas com nossos erros, infelizmente faz parte fortemente de nossas vidas. E somos muito competentes neste quesito, de magoar os outros. Está na hora de sermos também competentes no ato de pedir desculpas e de se desculpar. Mas o mais necessário e aprendermos a não errar, ou errar cada vez menos. Pois quando pedimos desculpas em demasia, e porque estamos errando demais.
Pedir desculpas, exercício necessário a nossa jornada evolutiva. Comece já!
Flavio Rodrigo Maçon. Carvalho – equilibriumtc@hotmail.com

Comentários