A cidade de Jales e a UniJales: a tradição e os desafios para futuro

Reitor Prof. Dr. Silvio Luiz Lofego

 
O nome é um registro que guarda um sentido, nem sempre tranquilo, mas sem dúvida carrega a identidade; ainda que conflituosa, carrega também a memória e a capacidade de nos situarmos tanto temporalmente quanto espacialmente. A nomenclatura, então, cumpre seu papel na materialização do nosso imaginário. Desse modo, o ato de nomear é também um ato de construir sentidos, nas correlações que cada um traz ou leva. Nos sonhos, nas lutas e nas conquistas é que cada um nós constrói a identidade. E, desta feita, estabelece o elo entre o individual e o coletivo.
Depois de alguns anos vivenciando o mundo acadêmico da universidade pública (especificamente da Unesp/Assis) e uma rápida passagem pela PUC/SP, cheguei a Jales em 2001. O motivo? A Unijales (na época FAI/Jales). Por meio dessa Instituição, fui inserindo-me na cidade de Jales, adentrava num mundo novo e excitante. Naquela solitária aventura, pouco a pouco fui desvendando uma nova realidade. Novas pessoas e muito trabalho. Pessoas com a marca Unijales, uma marca mais viva e vibrante que eu já havia conhecido. Essas pessoas surpreenderam e me conquistaram pela competência, comprometimento, seriedade, dedicação e muita responsabilidade. No entanto, como alguém que mergulha no desconhecido, tudo era tão incerto, e, de incerteza em incerteza, fui transitando entre erros e acertos, até, nos dias de hoje, chegar à reitoria. Cabe notar que, embora eu sinta a Unijales como parte da minha família, ainda me deparo com a incerteza do vir-a-ser e ansioso em acertar. Assim, como um estrangeiro que aqui chegou pelas mãos da Unijales, não consigo dissociar a cidade da instituição. Como historiador, aprendemos e entendemos o quanto as instituições de ensino foram responsáveis pela projeção de uma cidade, de uma província e, até mesmo, de toda uma nação.
As instituições promovem o entrecruzamento das culturas e aprimora o crescimento social e material. Dá pra imaginar Portugal sem Coimbra? A Alemanha sem Frankfurt? A Inglaterra sem Oxford? A França sem a Paris Sorbonne? São Paulo sem a USP? Apesar de momentos difíceis que cada uma possa ter vivido, fica difícil separar cada um desses lugares da contribuição e projeção que suas Instituições alcançaram. Uma cidade cujo patrimônio está restrito a atividade fabril (mesmo que de automóveis) pode desaparecer diante de uma mudança brusca da economia (Detroit, nos Estados Unidos, quase se tornou uma cidade fantasma). Já uma universidade tem o poder de irradiar e de atrair, de importar e exportar, de levar o nome da sua localidade aos lugares mais longínquos. Pois bem, com Jales não é diferente, com a Unijales não é diferente. Hoje temos profissionais espalhados pelos mais diversos cantos do Brasil. Profissionais que são doutores em suas áreas e carregam o nome de Jales pelas mãos da Unijales.
Neste sentido, não resta dúvida. A UNIJALES se confunde com a História e a Memória de Jales. É, indiscutivelmente, um motivo de orgulho para essa cidade. Aqui, em que pese os problemas, as dificuldades impostas pelas crises que penalizaram o funcionamento financeiro, bravamente professores, coordenadores e funcionários imprimiram, ao longo de 44 anos, a marca da qualidade, a marca da superação, a marca de um ideal: o de vencer. Na Unijales, boias-frias tornaram-se professores, domésticas tornaram-se professoras, balconista tornou-se empresário, faxineira tornou-se enfermeira, e, destes, muitos tornaram-se profissionais renomados e respeitados nos mais distantes cantos deste imenso país. A Unijales, é desta feita, um marco irradiante da nossa identidade local e vem reinventando seu caminho junto com os desafios que se impõe.
Nos últimos anos, a presidente da mantenedora tem travado uma luta heroica para que essa marca supere as dificuldades e cresça para atender aos ideais de desenvolvimento que todos nós buscamos. Pois, se de um lado temos problemas de ordem econômica, que tanto já atrapalhou voos mais ousados, de outro lado, temos a excelência acadêmica de um trabalho pedagógico plenamente reconhecido seja pelas avalições do MEC ou por resultados alcançados por nossos ex-alunos. A imagem e a dimensão que esta Instituição tem dado ao povo jalesense são inquestionáveis, agora, com o alicerce construído nos últimos tempos, é hora de avançar.
No momento em que a Instituição e a cidade de Jales conquistam mais um aniversário, vale ressaltar que é notório a contribuição da Unijales para a construção do futuro de Jales e região. Numa história e memória que se entrecruzam, vamos abraçar o desejo de um caminhar rumo ao futuro de nossos sonhos. Jales e Unijales: parabéns!! A cidade e o seu Centro Universitário unidos num mesmo objetivo: o de uma relação recíproca que resulte cada vez mais em motivo de orgulho para todos os filhos desta terra.

Comentários